Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Eutrofização

Clique para saber tudo a respeito da eutrofização, um problema desencadeado principalmente pela ação humana!

A poluição é um processo que acaba desencadeando a eutrofização A poluição é um processo que acaba desencadeando a eutrofização

O termo eutrofização pode ser desconhecido para algumas pessoas, entretanto, é um processo muito comum no meio ambiente. Chamamos de eutrofização o aumento de nutrientes, tais como fósforo e nitrogênio, em ambientes aquáticos, desencadeando diversos problemas àquele ecossistema.

O que acontece em ambientes eutrofizados?

O ambiente eutrofizado é rico em nutrientes, o que faz com que muitas espécies aumentem sua população e outras, consequentemente, diminuam. Algas, cianobactérias e algumas espécies de bactérias são exemplos de grupos que aumentam sua população quando há aumento de nutrientes na água.

A multiplicação de organismos em um ambiente parece uma coisa boa, não é mesmo? Entretanto, algumas espécies de algas e cianobactérias reproduzem-se de maneira excessiva (processo conhecido como floração), o que acaba ocasionando a formação de uma camada espessa que impede a passagem de luz solar.

Como sabemos, organismos que realizam fotossíntese necessitam de luz. Sem luz, várias espécies morrem, o que aumenta ainda mais a quantidade de nutrientes no ambiente. O aumento de nutrientes faz com bactérias desenvolvam-se mais e mais.

Sem organismos fotossintetizantes na água e com as bactérias utilizando o oxigênio para a sua sobrevivência, o oxigênio vai gradativamente diminuindo. Com a diminuição do oxigênio, todos os organismos que dele dependem também morrem, o que torna o local literalmente sem vida.

O que pode desencadear a eutrofização?

A eutrofização pode ocorrer naturalmente pelo acúmulo de matéria orgânica ou por causa da ação do homem. Esse último caso é o mais comum e ocorre em virtude do lançamento, nos ambientes aquáticos, de esgoto e resíduos de atividades industriais e agropecuárias. Quando lançamos resíduos na água, ocorre um aumento de matéria orgânica, ou seja, aumentamos a quantidade de nutrientes no ambiente, o que leva à eutrofização.

É importante ressaltar que o lançamento de esgoto na água sem o devido tratamento ocasiona também outros problemas, como doenças em seres humanos e outros animais. Uma grande quantidade de verminoses é transmitida por meio da água contaminada. Sendo assim, o lançamento de resíduos não se trata apenas de um problema ambiental, mas também de saúde pública.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Bactérias

Ciências

Meio ambiente

Últimos artigos

Brincadeiras juninas

As brincadeiras juninas são uma das partes mais divertidas da Festa Junina. A seguir, você verá dicas de 15 dessas brincadeiras!

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.