Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Eutrofização

Clique para saber tudo a respeito da eutrofização, um problema desencadeado principalmente pela ação humana!

A poluição é um processo que acaba desencadeando a eutrofização A poluição é um processo que acaba desencadeando a eutrofização

O termo eutrofização pode ser desconhecido para algumas pessoas, entretanto, é um processo muito comum no meio ambiente. Chamamos de eutrofização o aumento de nutrientes, tais como fósforo e nitrogênio, em ambientes aquáticos, desencadeando diversos problemas àquele ecossistema.

O que acontece em ambientes eutrofizados?

O ambiente eutrofizado é rico em nutrientes, o que faz com que muitas espécies aumentem sua população e outras, consequentemente, diminuam. Algas, cianobactérias e algumas espécies de bactérias são exemplos de grupos que aumentam sua população quando há aumento de nutrientes na água.

A multiplicação de organismos em um ambiente parece uma coisa boa, não é mesmo? Entretanto, algumas espécies de algas e cianobactérias reproduzem-se de maneira excessiva (processo conhecido como floração), o que acaba ocasionando a formação de uma camada espessa que impede a passagem de luz solar.

Como sabemos, organismos que realizam fotossíntese necessitam de luz. Sem luz, várias espécies morrem, o que aumenta ainda mais a quantidade de nutrientes no ambiente. O aumento de nutrientes faz com bactérias desenvolvam-se mais e mais.

Sem organismos fotossintetizantes na água e com as bactérias utilizando o oxigênio para a sua sobrevivência, o oxigênio vai gradativamente diminuindo. Com a diminuição do oxigênio, todos os organismos que dele dependem também morrem, o que torna o local literalmente sem vida.

O que pode desencadear a eutrofização?

A eutrofização pode ocorrer naturalmente pelo acúmulo de matéria orgânica ou por causa da ação do homem. Esse último caso é o mais comum e ocorre em virtude do lançamento, nos ambientes aquáticos, de esgoto e resíduos de atividades industriais e agropecuárias. Quando lançamos resíduos na água, ocorre um aumento de matéria orgânica, ou seja, aumentamos a quantidade de nutrientes no ambiente, o que leva à eutrofização.

É importante ressaltar que o lançamento de esgoto na água sem o devido tratamento ocasiona também outros problemas, como doenças em seres humanos e outros animais. Uma grande quantidade de verminoses é transmitida por meio da água contaminada. Sendo assim, o lançamento de resíduos não se trata apenas de um problema ambiental, mas também de saúde pública.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Bactérias

Ciências

Meio ambiente

Últimos artigos

Esportes olímpicos

Os esportes olímpicos são os esportes praticados em uma edição de Jogos Olímpicos. Essa escolha é responsabilidade do COI, instituição que organiza as Olimpíadas.

Bloqueio Continental

O Bloqueio Continental foi um embargo estabelecido por Napoleão Bonaparte que proibiu o comércio com os ingleses no continente europeu. Esteve em vigor entre 1806 e 1814.

Folclore brasileiro

O folclore brasileiro é o rico conjunto de manifestações de nossa cultura. Mitos, lendas, danças, músicas, brincadeiras e festas populares fazem parte dele.

El Niño

O El Niño é um fenômeno descrito pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, provocando chuvas volumosas no Sul do Brasil e secas severas no Norte e no Nordeste.