Clique para saber tudo a respeito da eutrofização, um problema desencadeado principalmente pela ação humana!
O termo eutrofização pode ser desconhecido para algumas pessoas, entretanto, é um processo muito comum no meio ambiente. Chamamos de eutrofização o aumento de nutrientes, tais como fósforo e nitrogênio, em ambientes aquáticos, desencadeando diversos problemas àquele ecossistema.
→ O que acontece em ambientes eutrofizados?
O ambiente eutrofizado é rico em nutrientes, o que faz com que muitas espécies aumentem sua população e outras, consequentemente, diminuam. Algas, cianobactérias e algumas espécies de bactérias são exemplos de grupos que aumentam sua população quando há aumento de nutrientes na água.
A multiplicação de organismos em um ambiente parece uma coisa boa, não é mesmo? Entretanto, algumas espécies de algas e cianobactérias reproduzem-se de maneira excessiva (processo conhecido como floração), o que acaba ocasionando a formação de uma camada espessa que impede a passagem de luz solar.
Como sabemos, organismos que realizam fotossíntese necessitam de luz. Sem luz, várias espécies morrem, o que aumenta ainda mais a quantidade de nutrientes no ambiente. O aumento de nutrientes faz com bactérias desenvolvam-se mais e mais.
Sem organismos fotossintetizantes na água e com as bactérias utilizando o oxigênio para a sua sobrevivência, o oxigênio vai gradativamente diminuindo. Com a diminuição do oxigênio, todos os organismos que dele dependem também morrem, o que torna o local literalmente sem vida.
→ O que pode desencadear a eutrofização?
A eutrofização pode ocorrer naturalmente pelo acúmulo de matéria orgânica ou por causa da ação do homem. Esse último caso é o mais comum e ocorre em virtude do lançamento, nos ambientes aquáticos, de esgoto e resíduos de atividades industriais e agropecuárias. Quando lançamos resíduos na água, ocorre um aumento de matéria orgânica, ou seja, aumentamos a quantidade de nutrientes no ambiente, o que leva à eutrofização.
É importante ressaltar que o lançamento de esgoto na água sem o devido tratamento ocasiona também outros problemas, como doenças em seres humanos e outros animais. Uma grande quantidade de verminoses é transmitida por meio da água contaminada. Sendo assim, o lançamento de resíduos não se trata apenas de um problema ambiental, mas também de saúde pública.
Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto: