Conheça as principais diferenças entre focas, leões-marinhos e morsas para aprender a identificar esses animais!
Os pinípedes constituem um grupo de mamíferos aquáticos que são classificados em três famílias. Essas famílias incluem as focas, leões-marinhos e morsas, animais que vivem no ambiente aquático e terrestre. São vistos em terra, principalmente, na época reprodutiva, quando também é possível ver lutas entre os machos.
Focas, leões-marinhos e morsas apresentam algumas características que os tornam bastante semelhantes. Entretanto, olhando de perto, é possível diferenciar esses grupos de animais. Vamos conhecer melhor as diferenças entre focas, leões-marinhos e morsas?
Diferenças entre focas, leões-marinhos e morsas
→ Focas (Família Phocidae)
As focas não possuem orelhas externas
As focas são animais que se destacam por não possuírem orelhas e apresentarem apenas um orifício responsável pela audição. Essa é uma importante característica para diferenciá-las dos leões-marinhos. Além disso, as focas possuem nadadeiras anteriores curtas que não podem ser usadas como apoio. As nadadeiras posteriores sempre estão orientadas para trás, o que favorece a natação, mas prejudica a movimentação em terra firme. Em virtude da disposição de suas nadadeiras, as focas não conseguem andar na terra, sendo capazes apenas de se arrastar, contorcendo seu corpo.
→ Leões-marinhos (Família Otariidae)
Os leões-marinhos possuem orelhas externas evidentes
Os leões-marinhos, diferentemente das focas, possuem orelhas evidentes. As nadadeiras também são uma importante característica para a diferenciação, pois as anteriores são longas e capazes de servir como apoio. No que diz respeito à nadadeira posterior, ela possui capacidade de rotação, o que permite que elas sejam orientadas para frente. Em virtude das características das nadadeiras, esses animais conseguem locomover-se com maior facilidade do que as focas.
→ Morsas (Família Odobenidae)
As morsas possuem grandes dentes caninos
Sem dúvidas, as morsas são os pinípedes com características mais evidentes. Apenas esses animais possuem dentes caninos gigantes, que podem atingir até um metro de comprimento e pesar mais de cinco quilos cada. Outra característica marcante desses animais é a presença de um bigode bastante perceptível. Assim como as focas, as morsas não apresentam orelhas externas e, como os leões-marinhos, são capazes de orientar a nadadeira posterior para a frente.
Por Ma. Vanessa dos Santos