Composição
Leia este artigo e saiba tudo a respeito dos processos de composição de novas palavras, os quais podem ocorrer por meio de justaposição ou aglutinação.
A composição é um dos processos de formação das palavras e consiste na junção de duas ou mais palavras simples ou radicais para formação de outras palavras com significado próprio.
Esse processo pode ocorrer de forma descritiva, quando novas palavras são compostas a partir das características mais relevantes dos objetos, das situações e das emoções, como a palavra “beija-flor”, que resulta da junção de um verbo (beijar) e um substantivo (flor).
Essa composição formou um substantivo cujo significado é distinto das duas palavras que o compõem. Também pode ocorrer o processo de composição de forma metafórica, quando novas palavras resultam da utilização de linguagem figurada, como a palavra “ultraleve”.
Como você pôde observar, os processos de composição podem ocorrer com ou sem o hífen e de duas maneiras: por Justaposição ou por Aglutinação.
COMPOSIÇÃO POR JUSTAPOSIÇÃO
A Composição por Justaposição consiste na junção de duas ou mais palavras ou radicais sem que haja alterações sonoras e/ou ortográficas. Lembre-se de que justaposição significa “estar lado a lado”.
Exemplos:
-
Amor-perfeito
-
Girassol
-
Passatempo
-
Guarda-roupa
-
pé de moleque
-
água-de-colônia
-
couve-flor
-
ferro-velho
-
abre-latas
-
pisca-pisca
-
bem-estar
-
meia-lua
-
peixe-espada
-
segunda-feira
-
beija-flor
COMPOSIÇÃO POR AGLUTINAÇÃO
A Composição por Aglutinação consiste na junção de elementos ou palavras, mas pelo menos uma de suas partes perde sua integridade sonora ou ortográfica. Lembre-se de que aglutinação significa “unir-se, ligar-se”.
Exemplos:
-
Vinagre (vinho + acre)
-
Aguardente (água + ardente)
-
Planalto (plano + alto)
-
Pernalta (perna + alta)
Por Ma. Luciana Kuchenbecker Araújo