Classificações do aposto
Clique aqui e aprenda mais sobre as classificações do aposto.
A cada encontro fazemos um longo e demorado passeio pelos encantados caminhos que nos conduzem à gramática. Como não poderia ser diferente, continuaremos nossa aventura, conhecendo, desta vez, as classificações do aposto.
Ora, ele não representa para você nenhuma novidade, pois, por meio do texto “Que tal conhecermos o aposto e vocativo?”, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais das suas características. Dessa forma, como nosso objetivo é ampliar nossos conhecimentos acerca de tudo aquilo que diz respeito à nossa querida Língua Portuguesa, vamos a partir de agora conhecer como se dão as classificações desse termo. Preste bastante atenção, que lá vão elas:
Aposto explicativo
Como o próprio nome já nos revela, ele dá um significado maior ao termo a que faz referência. Falando sobre ele, nunca se esqueça de um detalhe: aparece sempre entre vírgulas, travessões ou parênteses:
Pedro, que é um dos meus melhores amigos, obteve nota máxima na prova de Matemática.
Aposto enumerativo
Se ele é enumerativo é porque enumera algo, concorda? Assim, desempenha mesmo esse papel, ou seja, o de enumerar as partes que constituem o termo a que se refere, podendo ser separado por vírgula, travessão ou dois pontos:
Na sala, éramos três amigos: eu, Pedro e Ricardo.
Aposto resumidor ou recapitulativo
Ele resume por meio de um pronome tudo aquilo que foi anteriormente expresso pelo termo principal (aquele a que o aposto se refere):
Carinho, atenção, mimos, brincadeiras, tudo isso me deixava encantado. (aqui, o pronome “tudo” se classifica como indefinido)
Aposto especificativo
Ah! Sabia que esse tipo de aposto se diferencia de todos os outros? Sim, porque ele não aparece demarcado por nenhum sinal de pontuação e a função dele é individualizar, ou seja, tornar único, um substantivo de sentido genérico, ligando-se a ele por meio de uma preposição ou de forma direta:
A poetisa Cecília Meireles pertenceu ao Modernismo.
Aposto de oração
Essa modalidade de aposto faz referência a uma oração inteira. Geralmente ele é representado pelo pronome demonstrativo “o” ou por outros substantivos, tais como: “acontecimento, fato, episódio, situação”, entre outros:
Pedro se machucou durante a partida de futebol, fato que me deixou muito triste.
Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto: