Clareza textual
Dicas de redação: Confira cinco dicas sobre clareza textual que podem melhorar seus textos!
Escrever bem é um desafio e tanto, não é mesmo? Algumas pessoas foram agraciadas com uma enorme capacidade linguística, escrevem bem e isso nem parece ser uma coisa tão difícil. Mas para a maioria de nós, lidar com as palavras pode ser uma verdadeira tortura! Como transpor ideias para o papel da melhor maneira possível, de um jeito que possamos entender e nos fazer compreendidos? Se você também tem dificuldades para organizar o pensamento, fique tranquilo, o Escola Kids vai mostrar para você cinco dicas de redação que vão contribuir em muito para a clareza textual de suas próximas produções.
Nada de achar que escrever é um exercício chato, maçante ou mesmo impossível. Escrever exige certa inspiração e muita técnica. Ninguém nasce sabendo escrever, aos poucos, com bastante treino e dedicação, vamos aprendendo os elementos necessários para estruturar uma redação, entre eles a coesão e a coerência. Para que você tenha sucesso na escrita, também é fundamental que conheça as regras gramaticais, pois seu texto precisa ter, além de bons argumentos e ideias, organização sintática e semântica.
Dicas de clareza textual
Vamos então às cinco preciosas dicas que de agora em diante você deverá consultar sempre que for preciso, trilhando assim o caminho para transformar-se em um escritor esperto e hábil:
-
Saiba do que você está falando: A professora ou o professor passou um tema de redação que você não conhece muito. O que você faz? Arrisca palpites sobre o assunto ou vai atrás de informações para fundamentar seu texto? Você pode optar pela primeira sugestão, mas, acredite, seu texto não vai ficar bom. Ninguém nasceu sabendo, por isso, não sinta vergonha de perguntar, questionar e pesquisar. Leia, pois quem quer escrever bem precisa entender que a leitura é um fator primordial: além de te deixar bem informado, vai mostrar para você uma variedade de palavras que incrementarão seu vocabulário.
-
Cuidado com a pontuação: Saber quando e onde pontuar é indispensável para a clareza textual, pois uma pontuação adequada colabora para a leitura e compreensão de suas ideias e argumentos. Os sinais gráficos que tanto assustam quem vai escrever nada mais são do que formas gráficas utilizadas para atribuir significado e dar coesão ao texto, garantindo assim que a mensagem será corretamente transmitida. Clique aqui e conheça mais sobre os sinais de pontuação.
-
Evite abreviaturas e siglas: Evitar esses dois elementos não significa que você nunca deva empregá-los, certo? Apenas os evite, apostando em substituições ou os escrevendo por extenso sempre que possível. Algumas pessoas estão tão habituadas a escreverem rápido no computador, dinamizando assim os diálogos travados com amigos na internet, que acabam esquecendo-se de que esse comportamento não deve atingir os textos produzidos para a escola, concursos e vestibulares.
-
Não repita ideias: Pare e releia seu texto quantas vezes for preciso, pois algumas imperfeições apenas serão notadas quando voltamos àquilo que escrevemos anteriormente. Entre essas imperfeições está a repetição de ideias, algo corriqueiro nas redações de grande parte dos alunos. Evite andar em círculos, isso apenas denunciará que você não possui domínio sobre o assunto. Assim como na fala, permita que as ideias progridam na sua redação e assim transmitam aquilo que você realmente tem a dizer.
-
Escolha as palavras certas: Para escrever bem não é necessário utilizar palavras difíceis, mas sim as palavras certas, aquelas que expressem exatamente o que você pretende dizer. Imagine um leitor que encontra em um texto um amontoado de palavras que parecem terem sido retiradas de um dicionário centenário? A leitura ficará emperrada e a compreensão também! Você deve sim ampliar seu vocabulário, mas lembre-se de que a clareza textual depende muito dos vocábulos que você escolhe para ilustrar suas ideias.
Bons estudos!