Cinco erros de português e como evitá-los
Conheça os cinco erros de português mais cometidos pelos falantes e aprenda a evitá-los!
Errar é humano, persistir no erro é burrice. Certamente você já ouviu esse ditado popular, não é mesmo? É claro que todos nós erramos (errar, inclusive, faz parte do processo de aprendizado), pois ninguém está livre de cometer deslizes, mesmo quando a intenção é acertar. No processo de aquisição da linguagem, o erro é uma situação muito comum, por isso é preciso estudar e aprender com nossas falhas.
Pensando nisso, o Escola Kids vai mostrar para você cinco erros de português comuns em redações. Mais do que apontar os tropeços linguísticos mais cometidos pelos falantes, vamos mostrar como resolvê-los e evitá-los, afinal de contas, errar é permitido, mas insistir no erro, não. Vamos lá? Aproveite as dicas e bons estudos!
Dicas da língua portuguesa: Cinco erros de português e como evitá-los
Erro 1: Confundir a terminação dos verbos do pretérito perfeito do indicativo com a terminação dos verbos conjugados no futuro do indicativo. Veja o exemplo:
=) certo: Eles falaram sobre a viagem que farão para Fernando de Noronha.
(falaram = presente do indicativo; farão = futuro do indicativo)
=( errado: Eles falaram sobre a viagem que faram para Fernando de Noronha.
Erro 2: Confundir “mas” com “mais”: 'Mas' exerce função de conjunção adversativa; 'mais' exerce o papel de advérbio de intensidade. Veja os exemplos:
=) certo: Ela precisa viajar mais vezes com a família, mas está sempre trabalhando.
=( errado: Ela precisa viajar mas vezes com a família, mais está sempre trabalhando.
Erro 3: Confundir os pronomes demonstrativos: Isso, esse, essa, por exemplo, fazem referência a uma ideia anteriormente apresentada. Isto, este, esta devem ser utilizados para indicar uma ideia que ainda será apresentada. Observe:
=) certo: Isto é certo: vamos estudar e passaremos de ano com louvor!
=( errado: Isso é certo: vamos estudar e passaremos de ano com louvor!
Erro 4: Errar a concordância dos verbos que não permitem o plural ou usar inadequadamente o singular quando o verbo deve ir para o plural: Muito cuidado com esse tipo de erro! Fique atento, principalmente com os verbos fazer e haver. Quando eles indicarem tempo cronológico, não devem ir para o plural. Quer ver só? Observe o exemplo:
=) certo: Faz duas horas que estou esperando por você!
=( errado: Fazem duas horas que estou esperando por você!
Erro 5: Trocar lhe dar por lidar e vice-versa: lhe dar = dar algo a alguém; lidar = enfrentar, combater, trabalhar. Veja o exemplo:
=) certo: Eu trouxe uma caixa de bombons para lhe dar. (dar-lhe)
=( errado: Eu trouxe uma caixa de bombons para lidar.
Por Luana Castro
Graduada em Letras