Português

30 melhores livros infantis

Os 30 melhores livros infantis que você verá a seguir são obras que fazem parte da tradição e da contemporaneidade de seus países.

Os livros infantis mexem com a imaginação.

Os 30 melhores livros infantis aqui apresentados são obras que fazem parte da tradição literária do Brasil e de outros países. São eles:

  1. A arca de Noé, de Vinicius de Moraes
  2. A bolsa amarela, de Lygia Bojunga
  3. A bonequinha preta, de Alaíde Lisboa de Oliveira
  4. A fantástica fábrica de chocolate, de Roald Dahl
  5. A ilha do tesouro, de Robert Louis Stevenson
  6. Alice no país das maravilhas, de Lewis Carroll
  7. A menina e o porquinho, de E. B. White
  8. Amoras, de Emicida
  9. A vida íntima de Laura, de Clarice Lispector
  10. Contos de Grimm, dos irmãos Grimm
  11. Doze reis e a moça no labirinto do vento, de Marina Colasanti
  12. Fábulas de Esopo, de Esopo
  13. Fábulas de La Fontaine, de Jean de la Fontaine
  14. Indez, de Bartolomeu Campos de Queirós
  15. Marcelo, marmelo, martelo, de Ruth Rocha
  16. Memórias de um cabo de vassoura, de Orígenes Lessa
  17. Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado
  18. O jardim secreto, de Frances Hodgson Burnett
  19. O mágico de Oz, de L. Frank Baum
  20. O menino do dedo verde, de Maurice Druon
  21. O menino maluquinho, de Ziraldo
  22. Onde vivem os monstros, de Maurice Sendak
  23. O meu pé de laranja lima, de José Mauro de Vasconcelos
  24. O Minotauro, de Monteiro Lobato
  25. O patinho feio, de Hans Christian Andersen
  26. O pequeno príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry
  27. O pequeno príncipe preto, de Rodrigo França
  28. Ou isto ou aquilo, de Cecília Meireles
  29. Peter Pan, de J. M. Barrie
  30. As aventuras de Pinóquio, de Carlo Collodi

Leia também: 15 contos de fadas infantis clássicos

Lista dos 30 melhores livros infantis

1. A arca de Noé, de Vinicius de Moraes

Vinicius de Moraes é um poeta e cantor brasileiro muito conhecido. Ele escreveu muitos poemas para gente adulta. Mas, em A arca de Noé, seus poemas são feitos para as crianças. Eles são poemas fáceis de entender e muito divertidos para ler. Saiba mais detalhes sobre a obra clicando aqui.

2. A bolsa amarela, de Lygia Bojunga

A bolsa amarela é um dos livros infantis mais famosos da literatura brasileira. Ele conta a história da Raquel. Ela possui três vontades: ficar grande, ser menino e se tornar escritora. Essas vontades ficam escondidinhas em sua bolsa amarela. Será que Raquel vai conseguir realizar suas vontades? A história também conta com um galo chamado Afonso e uma guarda-chuva (isso mesmo, guarda-chuva menina).

3. A bonequinha preta, de Alaíde Lisboa de Oliveira

Capa do livro A bonequinha preta, publicado pela editora Lê. [1]

Mariazinha e sua bonequinha preta são amigas inseparáveis. Mas no dia em que Mariazinha sai com sua mãe e deixa a bonequinha preta em casa, a bonequinha vai até a janela, atraída pelos miados de um gato. Então ela cai lá fora. E agora, como a bonequinha vai fazer para voltar para sua casa?

4. A fantástica fábrica de chocolate, de Roald Dahl

Willy Wonka é o dono da fantástica fábrica de chocolate. Cinco crianças que conseguirem um bilhete dourado vão poder conhecer toda a fábrica. Charlie é um menino pobre e sem sorte, mas acaba sendo uma das crianças premiadas. Na fábrica, elas vão viver muitas aventuras e conhecer os Umpa-Lumpas. A fantástica fábrica de chocolate é de um autor galês.

5. A ilha do tesouro, de Robert Louis Stevenson

Imagine que você vive em um tempo muito distante, em que não havia aviões nem carros. E você ouve a história de que existe uma ilha onde há um tesouro incalculável. Então você se torna um dos tripulantes de um navio que vai direto para essa ilha em busca da riqueza. Mas, no caminho, você vai correr muito perigo e viver grandes aventuras. Pois essa é a história de Jim Hawkins, criada por um autor escocês.

6. Alice no país das maravilhas, de Lewis Carroll

Quando Alice vê um apressado coelho branco, ela resolve seguir o bichinho. E acaba caindo em um buraco. Está iniciada a aventura de Alice no país das maravilhas. Nesse lugar, as coisas mais absurdas podem acontecer. Mas muito cuidado com a Rainha de Copas, pois ela pode mandar seus soldados cortarem sua cabeça! Essa história cheia de perigos e loucuras foi criada por um autor inglês.

7. A menina e o porquinho, de E. B. White

História criada por um autor estado-unidense, A menina e o porquinho é muito comovente. Se você é daquelas pessoas sensíveis, já vou avisando para se preparar, pois o chororô é inevitável. Você vai torcer para a felicidade do porquinho Wilbur e da aranha Charlotte, amigos para toda a vida. Ai, vou precisar de muitos lencinhos de papel quando for ler esse livro de novo!

8. Amoras, de Emicida

Obra brasileira, Amoras mostra a carinhosa relação entre uma menina e seu pai. Os dois estão em um pomar e encontram doces amoras. Na conversa com o pai, a menina percebe que é tão pretinha quanto as amoras. E tem muito orgulho disso! O livro é um poema ou quem sabe uma canção.

9. A vida íntima de Laura, de Clarice Lispector

Obra da famosa escritora brasileira Clarice Lispector, A vida íntima de Laura conta a história de uma galinha chamada Laura, casada com o galo Luís. Essa galinha nada especial vive no quintal de dona Luísa. Ela bota muitos ovos e tem medo de ir para a panela. Ai, será que Laura vai escapar desse destino cruel?

10. Contos de Grimm, dos irmãos Grimm

Capa do livro Contos de Grimm, publicado pela editora Companhia das Letras. [2]

Os irmãos Grimm são nomes famosos da literatura alemã. Alguns de seus contos famosos são “Chapeuzinho vermelho”, “Branca de Neve”, “A bela adormecida” e “Rapunzel”. Ao ler os contos de Grimm, você vai viajar para um mundo fascinante, misterioso e fantástico.

11. Doze reis e a moça no labirinto do vento, de Marina Colasanti

O livro brasileiro Doze reis e a moça no labirinto do vento possui 13 contos, ou seja, 13 histórias curtas. São contos de fadas que falam de liberdade, justiça e amor. Entre esses contos, está “A moça tecelã”. Ela vive em um tempo muito distante e realiza seus desejos por meio de um tear. O tear é uma máquina de tecer. Mas o tear da moça tecelã não produz só tecido, e sim tudo aquilo que ela deseja.

12. Fábulas de Esopo, de Esopo

Esopo é um famoso autor grego, criador de fábulas cheias de ensinamento e fantasia. Algumas de suas famosas fábulas são “A raposa e as uvas” e “A cigarra e a formiga”.

13. Fábulas de La Fontaine, de Jean de la Fontaine

O francês Jean de la Fontaine também tem seu livro de fábulas, com animais fantásticos e lições de moral. Algumas delas são “A galinha dos ovos de ouro” e “O lobo e o cão”. La Fontaine também reescreveu ou recriou algumas fábulas de Esopo, como, por exemplo, “A raposa e as uvas”.

14. Indez, de Bartolomeu Campos de Queirós

Indez é um livro brasileiro e conta a história de Antônio, nascido em uma cidade do interior. A narrativa mostra como é sua família e os costumes do interior de Minas Gerais. É a história da infância de Antônio, seus medos e suas descobertas. É a emocionante história de uma criança. Mas, enquanto lê, você precisa desvendar um mistério: por que o livro tem esse título?

15. Marcelo, marmelo, martelo, de Ruth Rocha

Capa do livro Marcelo, marmelo, martelo, publicado pela editora Moderna. [3]

Você já parou para pensar por que a mesa se chama “mesa”? Pois é, o Marcelo é esse tipo de criança que gosta de perguntar “Por quê?”. Mais que isso, Marcelo gosta de dar novos nomes para as coisas. Por exemplo, a colher, ele resolveu chamar de “mexedor”, o leite virou “suco de vaca”. Agora, quem é que vai entender o Marcelo? Aliás, por que seu nome não é Marmelo ou Martelo? Essas e outras perguntas você vai encontrar nesse livro brasileiro.

Veja também: Sítio do Picapau Amarelo — uma famosa série de livros infantis

16. Memórias de um cabo de vassoura, de Orígenes Lessa

Você já pensou qual é a história do cabo da vassoura da sua casa? No livro do brasileiro Orígenes Lessa, um cabo de vassoura conta tudinho que aconteceu com ele. Esse cabo de vassoura é muito engraçado. E o que será que ele pensa sobre nós humanos? Só lendo suas memórias para saber.

17. Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado

Nessa história da brasileira Ana Maria Machado, um coelho branco fica encantado com a cor preta de sua vizinha, a menina do laço de fita. O sonho do coelho é ter uma filhinha preta. Ele pergunta para a menina do laço de fita: “Qual é teu segredo pra ser tão pretinha?”. Então o coelho precisa descobrir como ter uma filha tão bonita quanto a menina do laço de fita.

18. O jardim secreto, de Frances Hodgson Burnett

Capa do livro O jardim secreto, publicado pela editora Moderna. [4]

No livro da escritora inglesa Frances Hodgson Burnett, a menina Mary Lennox mora na Índia, fica órfã e vai morar com seu tio na Inglaterra. Ele é viúvo e vive em uma mansão muitíssimo grande. A mansão é rodeada por muitos jardins. Um deles é o jardim secreto, que vai despertar a curiosidade de Mary.

19. O mágico de Oz, de L. Frank Baum

Nesse livro de um escritor dos Estados Unidos, Dorothy e seu cãozinho Totó são transportados por um ciclone até o mundo de Oz. Lá, ela faz amizade com um leão medroso que sonha em ser corajoso, um homem de lata que sonha em ter um coração e um espantalho que sonha em ter um cérebro. E Dorothy? Ela sonha em voltar para casa. Esses quatro amigos decidem então pedir ajuda ao misterioso mágico de Oz.

20. O menino do dedo verde, de Maurice Druon

Nesse livro francês, Tistu é um menino que tem o poder de fazer nascer flores no lugar onde ele toca com seu dedo. Seu grande amigo é o jardineiro Bigode, que vai logo perceber que Tistu tem um grande dom. E talvez o dedo verde de Tistu possa trazer alegria para o mundo inteiro.

21. O menino maluquinho, de Ziraldo

O menino maluquinho é um livro infantil brasileiro de muito sucesso. Ele conta as aventuras desse menino que “tinha o olho maior que a barriga”, “vento nos pés” e “macaquinhos no sótão”. Esse menino gostava de brincar, “pintava e bordava”, e todo mundo dizia que ele era muito maluquinho.

Acesse também: O que são as histórias em quadrinhos?

22. Onde vivem os monstros, de Maurice Sendak

De um autor estado-unidense, Onde vivem os monstros conta a história de Max e seus monstros. Isso mesmo! Certo dia, o quarto de Max se transforma em uma floresta. Assim, ele acaba chegando à terra dos monstros. Nesse lugar, ele tem muita diversão, faz muitos amigos e vira o rei dos monstros. Até o dia em que Max começa a sentir saudade de casa.

23. O meu pé de laranja lima, de José Mauro de Vasconcelos

Ai, meninada! Esse livro brasileiro também provoca chororô. Sabe por quê? Porque o personagem principal dele sofre demais! Zezé é um menino pobre e muito levado. Fica sempre de castigo e até apanha. Mas um dia, Zezé descobre que pode conversar com o pé de laranja lima do seu quintal. Com esse novo amigo, o menino pode desabafar e dizer tudo aquilo que sente.

24. O Minotauro, de Monteiro Lobato

Você sabe quem é o Minotauro? É um monstro assustador da mitologia grega. Ele é metade humano e metade touro. E não é que o monstro sequestrou Tia Nastácia? Então a turma do Sítio do Picapau Amarelo volta no tempo, até a Grécia antiga, para salvar a Tia Nastácia. Aventura é o que não falta nessa história de um autor brasileiro.

25. O patinho feio, de Hans Christian Andersen

O dinamarquês Hans Christian Andersen escreveu vários contos de fadas. E um dos mais famosos é O patinho feio. Na história, um patinho nasce muito diferente dos seus irmãos. Por isso, ele passa a ser perseguido e maltratado pelos outros patos. Então ele decide fugir e acaba descobrindo que ele não é um pato.

26. O pequeno príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry

Capa do livro O pequeno príncipe, publicado pela editora Global. [5]

O pequeno príncipe é o livro mais famoso da literatura infantil francesa. Nessa história, você vai conhecer um aviador que caiu com seu avião no deserto do Saara. Ali ele encontrou um misterioso menino, a quem ele passou a chamar de Pequeno Príncipe. Esse menino vinha do asteroide B612, onde morava com uma rosa. Mas no planeta Terra, o menino conheceu uma raposa e descobriu que “tu és responsável por aquilo que cativas”.

27. O pequeno príncipe preto, de Rodrigo França

O pequeno príncipe preto vive em um pequeno planeta. Ali também vive uma árvore baobá. Um dia, o menino viaja no vento e conhece vários planetas. Em sua viagem, ele chega à Terra e conhece uma raposa, além de pessoas. Porém, na Terra, o menino percebe que as pessoas são egoístas e não têm união. Então o pequeno príncipe preto planta ali a semente da união, nessa história de um autor brasileiro.

28. Ou isto ou aquilo, de Cecília Meireles

Ou isto ou aquilo é um livro de poesia da escritora brasileira Cecília Meireles. Ele é muito fácil e divertido de ler. E fala das escolhas que temos que fazer todos os dias. Afinal, sempre temos que escolher entre isto ou aquilo, vivemos escolhendo o tempo inteiro.

29. Peter Pan, de J. M. Barrie

O escocês J. M. Barrie criou um dos personagens mais famosos da literatura infantil. Estou falando de Peter Pan. Ele é um menino que não cresce nunca e vive na fantástica Terra do Nunca. Nesse mundo encantado, temos a fada Sininho, os meninos perdidos e um grande vilão: o temível capitão Gancho.

30. As aventuras de Pinóquio, de Carlo Collodi

Capa do livro As aventuras de Pinóquio, publicado pela editora Companhia das Letras. [6]

Nesse livro italiano, temos Pinóquio, um boneco de madeira criado por Gepeto. O boneco ganha vida graças a uma fada. Ao ver o boneco vivo, Gepeto passa a tratar Pinóquio como se ele fosse seu filho. Porém, Pinóquio acaba se envolvendo em aventuras muito perigosas. E seu maior sonho é se tornar um menino de verdade.

Maiores autores de livros infantis

  • Antoine de Saint-Exupéry — francês.
  • Carlo Collodi — italiano.
  • Esopo — grego.
  • Hans Christian Andersen — dinamarquês.
  • Irmãos Grimm — alemães.
  • Jean de la Fontaine — francês.
  • J. M. Barrie — escocês.
  • Lewis Carroll — inglês.
  • Lygia Bojunga — brasileira.
  • Monteiro Lobato — brasileiro.
  • Ruth Rocha — brasileira.
  • Ziraldo — brasileiro.

Créditos de imagem

[1] Editora Lê (reprodução)

[2] Grupo Companhia das Letras (reprodução)

[3] Editora Moderna (reprodução)

[4] Editora Moderna (reprodução)

[5] Editora Global (reprodução)

[6] Grupo Companhia das Letras (reprodução)

Por Warley Souza

Versão completa