Geografia

Lagos

Os lagos possuem um importante papel para as atividades humanas. Clique e saiba mais sobre eles!

Lago glacial na Suíça

Lagos são águas continentais, geralmente tranquilas, que se encontram armazenadas em depressões cercadas por terras. Eles podem ser formados a partir das águas da chuva, de nascentes, de rios que deságuam nessa depressão, de mares antigos e do derretimento das geleiras. De acordo com a origem, eles podem ser classificados em:

  • Lagos tectônicos: Águas continentais que estão acumuladas em deformações na crosta terrestre;

  • Lagos vulcânicos: águas armazenadas em crateras de vulcões extintos;

  • Lagos glaciares: Sua origem está relacionada com a ação de geleiras continentais e de montanhas. O peso do gelo pode gerar depressões no terreno e acumular água pelo descongelamento;

  • Lagos fluviais: São formados a partir de um rio. Muitas vezes, ao longo de cursos de água, os sedimentos podem acumular-se em um meandro e represar a água do rio, formando um lago.

  • Lagos residuais: resíduos de água salgada de antigos mares que foram represados em virtude do movimento de placas tectônicas.

  • Lagos litorâneos: Os sedimentos depositados no mar pelos diversos cursos d'água podem represar parte da água do mar, formando os lagos litorâneos.

  • Lagos mistos: formados a partir da soma de vários fatores determinantes que favorecem a acumulação de água. Um exemplo disso seria um lago que tivesse se originado a partir da ação de geleiras e da irregularidade da crosta terrestre, sendo formado, portanto, por dois fatores determinantes distintos.

Além disso, os lagos também podem variar em extensão, profundidade e composição química, além de poderem apresentar água doce ou salgada. Os lagos de água doce, geralmente, são aqueles que escoam parte de suas águas, mantendo-as doces. Já os lagos de água salgada podem ser litorâneos, residuais ou, ainda, lagos que, por não escoarem parte de suas águas, têm o teor de sais minerais aumentado como consequência do processo natural de evaporação da água. Existem ainda os lagos artificiais, que são aqueles construídos pelo homem. Na maioria das vezes, os lagos artificiais são produzidos para reservar a água da chuva e represar a água de rios para favorecer as atividades humanas.

Embora represente menos de 1% de toda a água doce do mundo, os lagos são fundamentais para o desenvolvimento das atividades econômicas de diversos países, pois se constituem como um importante reservatório de água que pode ser utilizado para o desenvolvimento de diversas atividades, como criação de peixes e pesca, turismo, transporte, geração de energia e abastecimento de água para casas, lavouras e indústrias. Um exemplo disso é a Região dos Grandes Lagos nos Estados Unidos, onde se iniciou o processo de industrialização norte-americano, graças à abundância mineral e de água proveniente dos Grandes Lagos.


Por Thamires Olimpia
Graduada em Geografia

Por Thamires Olimpia Silva

Versão completa