Geografia

Bacia do Parnaíba

Características dessa bacia hidrográfica localizada na Região Nordeste.

Localização da Bacia do Parnaíba

Bacia hidrográfica, também conhecida como bacia de drenagem, é o conjunto de terras drenadas por um rio principal, seus afluentes e subafluentes.

De acordo com o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), órgão responsável pelo planejamento e uso racional da água no país, o território brasileiro abriga 12 regiões hidrográficas.

Presente nos estados do Piauí, extremo leste do Maranhão e na porção extremo oeste do Ceará, a Bacia do Parnaíba ocupa uma área de aproximadamente 334 mil quilômetros quadrados, o que corresponde a cerca de 4% da área total do Brasil.

A vazão média de água da Bacia do Parnaíba responde por apenas 0,5% do total do país. Portanto, a disponibilidade de água é relativamente pequena. Porém, é importante ressaltar que essa região possui grandes aquíferos (reservatórios de águas subterrâneas), que, se explorados, podem fornecer água para a população.


Rio Parnaíba

O Parnaíba é o principal rio dessa bacia, com extensão de 1.400 quilômetros. Os maiores afluentes do Parnaíba são os rios Balsas, Poti, Portinho, Canindé, Piauí, Uruçuí-Preto, Gurgueia, Longá, entre outros.

Esses rios fornecem água para uma população superior a 3,6 milhões de pessoas. Eles também são de fundamental importância para a realização de atividades econômicas, sobretudo para a agropecuária e a piscicultura (criação de peixes).

As vegetações predominantes na região da Bacia do Parnaíba são a mata de cocais e a caatinga. Entre os problemas ambientais detectados estão a poluição dos rios por agrotóxicos utilizados na agricultura.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Escola Kids

Por Escola Kids

Versão completa