Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Bacia do Parnaíba

Características dessa bacia hidrográfica localizada na Região Nordeste.

Bacia hidrográfica, também conhecida como bacia de drenagem, é o conjunto de terras drenadas por um rio principal, seus afluentes e subafluentes.

De acordo com o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), órgão responsável pelo planejamento e uso racional da água no país, o território brasileiro abriga 12 regiões hidrográficas.

Presente nos estados do Piauí, extremo leste do Maranhão e na porção extremo oeste do Ceará, a Bacia do Parnaíba ocupa uma área de aproximadamente 334 mil quilômetros quadrados, o que corresponde a cerca de 4% da área total do Brasil.

A vazão média de água da Bacia do Parnaíba responde por apenas 0,5% do total do país. Portanto, a disponibilidade de água é relativamente pequena. Porém, é importante ressaltar que essa região possui grandes aquíferos (reservatórios de águas subterrâneas), que, se explorados, podem fornecer água para a população.


Rio Parnaíba

O Parnaíba é o principal rio dessa bacia, com extensão de 1.400 quilômetros. Os maiores afluentes do Parnaíba são os rios Balsas, Poti, Portinho, Canindé, Piauí, Uruçuí-Preto, Gurgueia, Longá, entre outros.

Esses rios fornecem água para uma população superior a 3,6 milhões de pessoas. Eles também são de fundamental importância para a realização de atividades econômicas, sobretudo para a agropecuária e a piscicultura (criação de peixes).

As vegetações predominantes na região da Bacia do Parnaíba são a mata de cocais e a caatinga. Entre os problemas ambientais detectados estão a poluição dos rios por agrotóxicos utilizados na agricultura.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Escola Kids

Localização da Bacia do Parnaíba Localização da Bacia do Parnaíba
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Bacia Atlântico Nordeste Oriental

Geografia

Mata dos cocais

Geografia

Bacia do Tocantins-Araguaia

Geografia

Bacia Atlântico Nordeste Ocidental

Últimos artigos

Dízima periódica

Uma dízima periódica é um número que possui sua parte decimal infinita e periódica

Período Helenístico

Período Helenístico foi iniciado com a conquista da Grécia pelos macedônicos e ficou marcado pela difusão da cultura grega a partir do reinado de Alexandre, o Grande.

Império Carolíngio

Império Carolíngio foi a continuidade do Reino dos Francos sob o controle da Dinastia Carolíngia, iniciada por Pepino, o Breve em meados do século VII.

Civilização Micênica

Civilização Micênica foi uma das grandes civilizações do período de formação do povo grego, conhecida por suas grandes cidades fortificadas e pelo seu bom comércio.