A bacia hidrográfica localizada em porções do território do Pará e do Maranhão.
Bacia hidrográfica é uma porção da superfície terrestre drenada e banhada por um rio principal, ribeirões, córregos, etc. O Brasil é privilegiado com relação à rede hidrográfica, visto que o país abriga vários rios.
De acordo com o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), órgão responsável pelo planejamento e uso racional da água, o território brasileiro possui 12 grandes bacias hidrográficas.
Uma dessas 12 bacias é a Atlântico Nordeste Ocidental, que ocupa uma área de 254,1 mil quilômetros quadrados. Essa região hidrográfica está presente na porção oeste do Maranhão e no extremo leste do Pará.
Rio Gurupi – Maranhão
Entre os principais rios estão o Mearim, Turiaçu, Pindaré, Pericumã, Grajaú, Gurupi, Itapecuru, Munim, entre outros. A vazão média da bacia Atlântico Nordeste Ocidental é de 2.514 m³/s, respondendo por 1,6% do total do país.
As águas dessa bacia são de fundamental importância para esses estados, sendo utilizada nas atividades agrícolas, na pecuária e para o consumo humano, atendendo a cerca de 5,3 milhões de pessoas.
No entanto, a expansão da agricultura tem desencadeado alguns problemas nesses rios, tais como o assoreamento, retirada da mata ciliar (vegetação na margem dos rios) e a poluição causada pelo uso de agrotóxicos.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Escola Kids