Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Bacia do Atlântico Leste

Os rios e as características dessa região hidrográfica.

Localização da Bacia Atlântico Leste Localização da Bacia Atlântico Leste

Bacia hidrográfica ou bacia de drenagem é uma porção da superfície terrestre drenada por um rio principal, seus afluentes e subafluentes.

O Brasil é um país com grande número de rios. De acordo com o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), o território nacional possui 12 grandes regiões hidrográficas.

Uma delas é a Bacia Atlântico Leste, presente nos estados de Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. Essa bacia possui extensão de aproximadamente 374,7 mil quilômetros quadrados, o que corresponde a 4% da área total do Brasil.


Rio Paraguaçu - Bahia

A vazão média dessa bacia é estimada em 1.400,43 m³/s, correspondendo a cerca de 1% do total do país. Os principais rios são o do Pardo, Salinas, Paraguaçu, Jequitinhonha, Vaza-Barris, Rio de Contas, abastecendo mais de 520 munícipios e uma população de 14 milhões de pessoas.

Essa região hidrográfica possui uma grande variedade de biomas, com destaque para a Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, além de manguezais e vegetação costeira.

A ocupação humana e a realização de atividades econômicas têm provocado vários problemas de ordem socioambiental. A pecuária e a mineração são os grandes vilões desse processo. Os produtos químicos utilizados nessas atividades são os principais responsáveis pela poluição dos rios da Bacia Atlântico Leste.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Escola Kids
 

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Bacia Amazônica

Geografia

Bacia Atlântico Nordeste Ocidental

Geografia

Bacia Atlântico Nordeste Oriental

Geografia

Bacia Platina

Últimos artigos

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.