Geografia

Bacia do Atlântico Sudeste

Região hidrográfica que possui uma grande concentração populacional.

Localização da Bacia Atlântico Sudeste

Bacia hidrográfica, também conhecida como bacia de drenagem, é uma porção da superfície terrestre drenada por um rio principal, córregos, ribeirões, etc. De acordo com o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), o território brasileiro possui 12 regiões hidrográficas.

Ocupando uma área de 229,9 mil quilômetros quadrados, o que corresponde a aproximadamente 2,7% do território brasileiro, a Bacia do Atlântico Sudeste abrange porções dos territórios do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

Os principais rios dessa bacia hidrográfica são o Paraíba do Sul e o Doce. Outros importantes rios que compõem essa região são Itapemirim, Itabapoana, Ribeira de Iguape, São Mateus, Santa Maria, entre outros.


Paraíba do Sul, o maior rio da Bacia do Atlântico Sudeste

A vazão média da Bacia do Atlântico Sudeste corresponde a cerca de 2,1% do total do país. Esses rios abastecem mais de 25,5 milhões de pessoas, além de serem essenciais para a realização de atividades econômicas, tais como a agropecuária e a produção industrial.

Essa região apresenta grande concentração populacional e abriga grande parte das atividades econômicas do Brasil. Essas características fazem com que o consumo de água seja muito elevado. O grande problema é que a disponibilidade desse recurso é pequena para suprir a grande demanda.

Entre os impactos ambientais registrados na Bacia do Atlântico Sudeste, podemos destacar a retirada da mata ciliar, a poluição dos rios, o assoreamento, a ocupação irregular do solo, etc.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Escola Kids

Por Escola Kids

Versão completa