Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Bacia do Atlântico Sudeste

Região hidrográfica que possui uma grande concentração populacional.

Bacia hidrográfica, também conhecida como bacia de drenagem, é uma porção da superfície terrestre drenada por um rio principal, córregos, ribeirões, etc. De acordo com o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), o território brasileiro possui 12 regiões hidrográficas.

Ocupando uma área de 229,9 mil quilômetros quadrados, o que corresponde a aproximadamente 2,7% do território brasileiro, a Bacia do Atlântico Sudeste abrange porções dos territórios do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

Os principais rios dessa bacia hidrográfica são o Paraíba do Sul e o Doce. Outros importantes rios que compõem essa região são Itapemirim, Itabapoana, Ribeira de Iguape, São Mateus, Santa Maria, entre outros.


Paraíba do Sul, o maior rio da Bacia do Atlântico Sudeste

A vazão média da Bacia do Atlântico Sudeste corresponde a cerca de 2,1% do total do país. Esses rios abastecem mais de 25,5 milhões de pessoas, além de serem essenciais para a realização de atividades econômicas, tais como a agropecuária e a produção industrial.

Essa região apresenta grande concentração populacional e abriga grande parte das atividades econômicas do Brasil. Essas características fazem com que o consumo de água seja muito elevado. O grande problema é que a disponibilidade desse recurso é pequena para suprir a grande demanda.

Entre os impactos ambientais registrados na Bacia do Atlântico Sudeste, podemos destacar a retirada da mata ciliar, a poluição dos rios, o assoreamento, a ocupação irregular do solo, etc.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Escola Kids

Localização da Bacia Atlântico Sudeste Localização da Bacia Atlântico Sudeste
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Bacia Atlântico Nordeste Oriental

Geografia

Bacia Platina

Geografia

Bacia do Atlântico Leste

Geografia

Bacia do São Francisco

Últimos artigos

Dízima periódica

Uma dízima periódica é um número que possui sua parte decimal infinita e periódica

Período Helenístico

Período Helenístico foi iniciado com a conquista da Grécia pelos macedônicos e ficou marcado pela difusão da cultura grega a partir do reinado de Alexandre, o Grande.

Império Carolíngio

Império Carolíngio foi a continuidade do Reino dos Francos sob o controle da Dinastia Carolíngia, iniciada por Pepino, o Breve em meados do século VII.

Civilização Micênica

Civilização Micênica foi uma das grandes civilizações do período de formação do povo grego, conhecida por suas grandes cidades fortificadas e pelo seu bom comércio.