Geografia

Bacia do Atlântico Leste

Os rios e as características dessa região hidrográfica.

Localização da Bacia Atlântico Leste

Bacia hidrográfica ou bacia de drenagem é uma porção da superfície terrestre drenada por um rio principal, seus afluentes e subafluentes.

O Brasil é um país com grande número de rios. De acordo com o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), o território nacional possui 12 grandes regiões hidrográficas.

Uma delas é a Bacia Atlântico Leste, presente nos estados de Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. Essa bacia possui extensão de aproximadamente 374,7 mil quilômetros quadrados, o que corresponde a 4% da área total do Brasil.


Rio Paraguaçu - Bahia

A vazão média dessa bacia é estimada em 1.400,43 m³/s, correspondendo a cerca de 1% do total do país. Os principais rios são o do Pardo, Salinas, Paraguaçu, Jequitinhonha, Vaza-Barris, Rio de Contas, abastecendo mais de 520 munícipios e uma população de 14 milhões de pessoas.

Essa região hidrográfica possui uma grande variedade de biomas, com destaque para a Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, além de manguezais e vegetação costeira.

A ocupação humana e a realização de atividades econômicas têm provocado vários problemas de ordem socioambiental. A pecuária e a mineração são os grandes vilões desse processo. Os produtos químicos utilizados nessas atividades são os principais responsáveis pela poluição dos rios da Bacia Atlântico Leste.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Escola Kids
 

Por Escola Kids

Versão completa