Ciências

Zika: Uma doença transmitida pelo AEDES AEGYPTI

Saiba mais sobre a zika, uma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Provavelmente o vírus da zika chegou ao Brasil na Copa do Mundo de 2014

Uma doença relativamente nova no país vem tomando cada vez mais espaço nos noticiários brasileiros. A zika, que provavelmente chegou em nosso território na Copa do Mundo de 2014, tem sido relacionada com uma forma de paralisia e com casos de microcefalia. Vamos saber mais sobre essa doença?

O que é a zika?

A zika, também chamada de febre zika, é uma doença viral transmitida, principalmente, por mosquitos do gênero Aedes, como o A. albopictus e o A. aegypti. Esse último já é bastante conhecido pelos brasileiros, pois também transmite a dengue e a chikungunya.

Além da picada do mosquito, outras formas possíveis de contrair a zika são relações sexuais desprotegidas e a transmissão da mãe para o bebê. Existem ainda estudos que sugerem que a doença pode ser passada para outras pessoas pela saliva, mas ainda não houve confirmação.

A zika é uma doença nova?

Apesar de o primeiro caso no Brasil só ter sido oficialmente registrado em 2015, a zika não é uma doença tão nova assim. O vírus causador foi descoberto em 1947 em estudos com macacos que viviam na floresta de Zika, na África. Em humanos, a doença foi observada a partir da década de 60, e o primeiro grande surto foi registrado em 2007, na Micronésia.

Quais são os sinais e sintomas da zika?

A zika é uma doença muito semelhante à dengue e à chikungunya, entretanto, é a que apresenta os sintomas mais leves. Normalmente o paciente apresenta febre moderada, dor de cabeça, dores leves nas articulações, tosse, dor de garganta, vômitos, vermelhidão nos olhos, coceira e manchas vermelhas na pele. Os sintomas normalmente somem entre três e sete dias e casos graves são relativamente raros, mas podem ocorrer.

O que é a microcefalia e qual é a sua relação com a zika?


A zika apresenta relação com a microcefalia

A microcefalia é uma malformação em que o recém-nascido apresenta o perímetro da cabeça menor que o normal (inferior a 32 cm). Essa malformação pode causar, por exemplo, retardo mental, o que compromete o desenvolvimento da criança.

A zika apresenta relação com a microcefalia, apesar de o problema ser também causado por bactérias, radiação e até mesmo produtos químicos. Diante da confirmação da relação entre a zika e a microcefalia, é necessário atenção por parte das gestantes para tentarem evitar a picada do mosquito.

O vírus da zika pode causar outros problemas?

Além da microcefalia, o vírus da zika também pode causar a Síndrome de Guillain-Barré. Essa síndrome pode provocar fraqueza muscular, paralisia de alguns músculos e, em casos mais graves, comprometer os músculos respiratórios. Vale frisar que a síndrome é bastante rara.

Existe tratamento para a zika?

Assim como a dengue, a zika não possui tratamento específico, sendo recomendado apenas o controle dos sintomas. Para controlar a dor e a febre, recomenda-se uso de paracetamol ou dipirona e, para a coceira, anti-histamínicos. Para evitar complicações, não se deve fazer uso de ácido acetilsalicílico.

Como podemos deter o avanço da zika?

Como a zika é transmitida principalmente pelos mosquitos do gênero Aedes, é fundamental fazer o controle da população de mosquitos. Para isso, é fundamental nunca deixar água parada, verificando sempre os vasos de plantas, calhas, pneus e outros recipientes que podem tornar-se criadouros para o mosquito. Se todos fizerem sua parte, poderemos vencer essa luta!


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Versão completa