Ciências

Unhas

Saiba mais sobre as unhas, estruturas ricas em queratina encontradas na ponta dos dedos e que ajudam na proteção e manipulação de objetos.

As unhas, além de proteger os dedos, possuem valor estético

As unhas são estruturas geralmente associadas à Estética. Quem não conhece alguém que pinta as unhas, não é mesmo? Entretanto, elas são muito mais do que uma parte que serve apenas para a beleza do corpo, sendo bastante importantes no que diz respeito à proteção.


Qual é a função das unhas?

As unhas estão localizadas na superfície dos dedos dos pés e das mãos. Elas apresentam como função primordial a proteção desses membros e também estão relacionadas com outras atividades, como a ajuda na manipulação de objetos pequenos.


Estrutura da unha

  • Matriz: local responsável por produzir as células queratinizadas que originam a unha;

  • Prato ungueal: É a unha propriamente dita. Essa estrutura é rica em queratina, retangular e translúcida. A cor rosada da unha deve-se à presença de vasos sanguíneos localizados logo abaixo dela. O prato ungueal termina em uma borda livre, que possui coloração esbranquiçada por causa do contato com o ar;

  • Lúnula: possui cor esbranquiçada e formato de semicírculo;

  • Pregas ungueais: Local onde está inserido o prato ungueal;

  • Leito ungueal: Local abaixo do prato ungueal.


Qual é a velocidade do crescimento das unhas?

As unhas começam a se formar ainda durante o desenvolvimento embrionário. O prato ungueal é observado a partir da 13º semana gestacional. A partir daí, ele continua a crescer durante toda a nossa vida. As unhas das mãos crescem cerca de 0,1 mm/dia, o que corresponde a 3 mm por mês. Nos pés, o crescimento é de 1 mm/mês.

É importante salientar que o crescimento da unha está ligado a nossa saúde. Pessoas que estão desnutridas, por exemplo, podem ter a velocidade de crescimento das unhas reduzida.

Atenção: Ao perceber alterações nas unhas, como manchas, descolamentos e espessamentos, procure um dermatologista.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Versão completa