Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Hábito de roer as unhas

Saiba mais sobre o hábito de roer unhas!

As nossas unhas são compostas por queratina, uma proteína que lhes confere dureza e resistência As nossas unhas são compostas por queratina, uma proteína que lhes confere dureza e resistência

A queratina é uma proteína dura e impermeável que compõe nossas unhas. Algumas pessoas, quando se encontram em situações de insegurança, estresse e ansiedade, desenvolvem o hábito de roer as unhas – hábito denominado onicofagia.

Debaixo de nossas unhas se encontram algumas sujeirinhas. Ao levar a mão à boca para roer as unhas, essas sujeirinhas vão parar dentro do nosso organismo. Bactérias, fungos e até mesmo vírus fazem parte dessa sujeira, que, uma vez dentro do nosso corpo, podem provocar algumas infecções como a dor de garganta.


O hábito de roer unhas prejudica os dentes

 

O hábito de roer unhas prejudica o esmalte dos dentes, deixando-os desprotegidos e à mercê das cáries. Em crianças, o hábito de roer unhas pode prejudicar o desenvolvimento dos dentes, causando má oclusão dentária. Quem além de roer unhas ainda as come, tem a possibilidade de causar pequenas lesões no estômago e no intestino.

Às vezes a pessoa está tão habituada a roer as unhas, que seus dedos chegam a sangrar, ficando bem machucados, causando inchaço, vermelhidão e aumento da sensibilidade naquela região, em virtude de uma infecção causada pela retirada das unhas e cutículas.


Roer unhas machuca os dedos, podendo causar infecções

 

Debaixo de nossa cutícula se encontra a matriz da unha, ou seja, onde a unha é formada. À medida que a pessoa rói as unhas, essa matriz pode ficar comprometida, afetando o crescimento e o formato das unhas.

Com o hábito de roer unhas, mãos e unhas ficam com uma aparência ruim, e às vezes a pessoa sente muita vergonha. Como o motivo para roer unhas é sempre emocional, o melhor a se fazer é identificar onde está o medo, a insegurança ou a ansiedade e tratar esses sentimentos, para que esse hábito seja esquecido.


Paula Louredo
Graduada em Biologia

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Cuidado com os Dentes

Ciências

Química do esmalte

Ciências

Unhas

Últimos artigos

Manto terrestre

O manto terrestre é uma camada, constituída pelo magma, muito dinâmica da Terra. Situado entre a crosta e o núcleo, ocupa aproximadamente 84% do volume total do planeta.

Altitude

A altitude é a distância vertical entre um ponto na superfície da Terra e o nível do mar, sendo uma medida importante para a caracterização do relevo de uma área.

Área do cubo

A área do cubo é a medida da superfície desse poliedro. A área da base, a área lateral e a área total do cubo estão relacionadas à área do quadrado.

Roma Antiga

Roma Antiga foi uma das principais civilizações da Idade Antiga. Sua história é dividida pelos historiadores em três períodos: monarquia, república e império.