Ciências

Tipos de vaporização

Conheça os três tipos de vaporização que podem acontecer com uma determinada matéria.

Quando colocamos roupas molhadas para secar no varal, ocorre a vaporização da água

Algo muito comum em nosso dia a dia são as transformações que a água pode sofrer. Que ver alguns exemplos? Quando colocamos água líquida em forminhas de gelo e levamos para o freezer, ela passa para o estado sólido. Quando deixamos o chão do banheiro molhado após o banho, depois de um certo tempo, o chão seca, pois a água transformou-se em vapor.

Veja quais são as transformações que a água ou qualquer outra matéria pode sofrer:

  • Fusão (passagem do estado sólido para o estado líquido);

  • Solidificação (passagem do estado líquido para o estado sólido);

  • Vaporização (passagem do estado líquido para o estado gasoso ou vapor);

  • Condensação (passagem do estado gasoso ou vapor para o estado líquido);

  • Sublimação (passagem do estado sólido para o estado gasoso);

  • Ressublimação (passagem do estado gasoso para o estado sólido).

Neste texto, vamos abordar uma forma específica de transformação de estado físico: a vaporização. Os exemplos propostos acima estão relacionados com a água, mas vale lembrar que a vaporização ou qualquer outra transformação podem acontecer com qualquer outra matéria (tudo aquilo que ocupa lugar no espaço e tem massa).

Vaporização é a passagem de um material do estado líquido para o estado de vapor ou gás quando o material líquido é submetido a uma quantidade de calor suficiente para promover essa transformação. Como cada material apresenta um ponto de ebulição diferente, cada um se transforma em vapor ou gás em uma temperatura específica.

Existem três formas de vaporização. Em todas elas, levamos em consideração a velocidade e a fonte de calor utilizada para promover a transformação. Para ilustrar bem as formas como a vaporização acontece, vamos utilizar a água como exemplo.

Os tipos de vaporização são:

  • Evaporação;

  • Ebulição;

  • Calefação.

O termo evaporação define a vaporização que acontece de forma lenta, ou seja, que demora para acontecer e depende exclusivamente do calor presente no ambiente. Um exemplo de evaporização em nosso dia a dia é quando colocamos roupa para secar no varal. A água passa para o estado de vapor por causa do calor do ambiente, mas em um processo bastante demorado.


A água de um lago, ao receber calor do ambiente, sofre o processo de evaporação

Chamamos de ebulição a vaporização que ocorre com uma velocidade maior do que a evaporação e por meio de uma fonte alternativa de calor, isto é, que não seja o ambiente, como a chama do fogão. Um exemplo de vaporização é quando estamos tomando banho utilizando um chuveiro elétrico. Como o chuveiro promove o aquecimento da água, e não o ambiente, consideramos que a água passa por um processo de ebulição.


Água na panela recebendo calor proveniente da chama do fogão

Já a calefação é a vaporização que ocorre de forma instantânea, ou seja, muito rapidamente, sendo influenciada por uma fonte de calor alternativa que não o meio ambiente, mas com uma quantidade de calor muito intensa e elevada. Um exemplo de calefação é quando o ferro de passar muito quente encontra-se com um tecido da roupa ainda molhado. É comum escutarmos um barulho (“tsiii”), o que caracteriza a rápida vaporização da água, ou melhor, sua calefação.


Quando uma gota de água cai em um óleo muito quente, ela sofre calefação


Por Me. Diogo Lopes Dias

Por Diogo Lopes Dias

Versão completa