Ciências

Tipos de raízes

Veja quais são os tipos de raízes que podemos encontrar na natureza.

A imagem nos mostra uma raiz com a coifa na sua extremidade

As raízes são estruturas, geralmente subterrâneas, que fixam o vegetal no solo e também absorvem água e sais minerais. Na ponta das raízes encontramos uma estrutura rica em células, chamada de coifa. As células da coifa têm a função de proteger aquela parte da raiz. Além disso, produzem uma substância gelatinosa que lubrifica a coifa, facilitando a penetração da raiz no solo.

Na natureza podemos encontrar vários tipos de raízes. Vamos conhecê-las?

§ Raiz pivotante.

Também chamada de raiz axial, esse tipo de raiz se caracteriza por apresentar uma raiz principal, da qual saem pequenas raízes que também se ramificam e são chamadas de raízes laterais ou raízes secundárias. Podemos encontrar esse tipo de raiz em plantas como o café, feijão, laranjeira, abacateiro, ipê, etc.


Na imagem podemos observar a raiz principal e suas ramificações

§ Raiz fasciculada.

Conjunto de raízes finas que partem de um único ponto, possuindo todas elas o mesmo diâmetro. Esse tipo de raiz também pode ser chamado de raízes em cabeleira. Ela pode ser encontrada em plantas como o milho, a grama, a cebolinha, a cana, entre outras.


Na imagem podemos observar que as raízes partem todas de uma única região

§ Raízes escoras.

São também chamadas de raízes suporte. Esse tipo de raiz se desenvolve a partir de algumas regiões do caule. A principal função desse tipo de raiz é aumentar a sustentação da planta.


Podemos encontrar esse tipo de raiz nas plantas dos mangues

§ Raízes respiratórias

Também conhecidas como pneumatóforos, esse tipo de raiz é encontrado em locais alagadiços, cujos solos são pobres em oxigênio. Essas raízes crescem bem perto da superfície e conseguem absorver o oxigênio presente na atmosfera. É comum encontrarmos esse tipo de raiz em manguezais.  


As raízes respiratórias podem ser encontradas em regiões de mangue

§ Raízes aéreas.

Essas raízes se desenvolvem em algum tipo de suporte. Elas podem ser encontradas em plantas epífitas (que vivem sobre outros vegetais), como as orquídeas. É importante lembrar que esse tipo de raiz não é parasita e não causa nenhum tipo de prejuízo para a planta suporte.


As raízes aéreas não fazem nenhum mal para a planta que usa como suporte

§ Raízes estranguladoras.

Algumas plantas desenvolvem suas raízes a partir de ramos do caule. Ao atingirem o solo, elas começam a se desenvolver e a originar estruturas muito parecidas com troncos e que podem até substituir o caule na sustentação da planta. Por vezes essas raízes acabam abraçando o tronco da árvore que lhe serviu de suporte, matando-a por estrangulamento (por isso leva esse nome).


Esse tipo de raiz mata a planta que usa como suporte

Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Por Escola Kids

Versão completa