Ciências

Suor

Clique aqui e saiba onde o nosso suor é produzido e por que nós suamos.

É importante beber muita água durante atividades que fazem suar.

Você já parou para se perguntar por que transpiramos ou para que serve o nosso suor? Primeiro você vai descobrir de onde vem o suor para depois compreender qual é a função dele.

O suor é produzido por glândulas chamadas de glândulas sudoríparas. Elas são encontradas na camada superficial da nossa pele e estão distribuídas por todo o nosso corpo, sendo encontradas principalmente na palma de nossas mãos, planta de nossos pés, axilas e rosto.


Em nossa pele há milhares de glândulas produtoras de suor.

As glândulas sudoríparas produzem suor o tempo todo, mas quando estamos fazendo exercícios, brincando, ou até mesmo em situações de estresse, nosso corpo produz mais suor do que o normal. Mas por quê?

O suor tem a função de resfriar o nosso corpo, quando ele se encontra além da sua temperatura normal. A temperatura normal do nosso corpo está entre 360C e 36,50C, e se passar dessa temperatura, as glândulas sudoríparas produzem o suor para que o corpo não esquente demais. Se o corpo esquentar muito, podem ocorrer muitos problemas com o nosso organismo.


Quando brincamos, o nosso corpo esquenta, por isso suamos.

Quando suamos, o corpo libera muitas substâncias, como água e até mesmo substâncias tóxicas. Por isso é tão importante beber muita água quando se pratica alguma atividade que faz suar.

O suor não possui cheiro algum, mas, em algumas pessoas, às vezes ele pode vir acompanhado de um cheirinho desagradável nas axilas. Esse cheirinho ocorre porque algumas bactérias começam a se alimentar do suor e das células mortas de nossa pele. Ao digerirem esse “alimento”, as bactérias liberam um odor muito ruim, conhecido como cê-cê.


Para manter o mau cheiro longe das axilas é preciso usar desodorantes ou antitranspirantes.

Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Por Escola Kids

Versão completa