Ciências

O que há no botijão de gás de cozinha?

Você já pensou no que há no botijão de gás de cozinha? Acesse e descubra!

O botijão de gás contém o combustível fundamental em uma cozinha

 É muito comum ouvir das pessoas sempre a mesma resposta para a seguinte pergunta: O que há no botijão de gás de cozinha? A resposta mais comum é a de que, no interior do botijão, existe um tipo de gás.

♦ O que há dentro do botijão?

O material presente no interior do botijão é o GLP, sigla para Gás Liquefeito de Petróleo. Como o próprio nome (liquefeito – gás transformado em líquido) indica, no interior do botijão de gás, existe uma misura homogênea líquida. Isso mesmo! No interior do botijão, temos um líquido – e não um gás – formado pela mistura de algumas substâncias.

♦ Por que há uma mistura líquida?

No estado líquido, as moléculas que formam as substâncias encontram-se mais próximas umas das outras. Assim, há um maior número de moléculas, mas que ocupam um espaço reduzido. Se o botijão fosse preenchido com gás, a quantidade de moléculas presentes em seu interior seria menor e teríamos que comprar um novo botijão em um espaço de tempo também menor.

Se você pedir para um adulto agitar um botijão de gás próximo dos seus ouvidos, certamente escutará a movimentação do material líquido no interior do botijão, como se dentro dele houvesse certa quantidade de água.

O GLP ou gás de cozinha é uma mistura homogênea (todos os seus componentes são solúveis entre si) obtida a partir da destilação fracionada do petróleo. Todos os componentes dessa mistura são mantidos no estado líquido em razão das elevadas pressões. Veja as principais substâncias que compõem o GLP:

♦ Substâncias que compõem o GLP

  • Propano: substância orgânica que apresenta na sua composição quatro átomos de carbono e oito átomos de hidrogênio, como podemos observar na fórmula estrutural abaixo:


Fórmula que apresenta os carbonos e hidrogênios do propano

  • Butano: substância orgânica que apresenta quatro átomos de carbono e dez átomos de hidrogênio, como podemos observar na fórmula estrutural abaixo:


Fórmula que apresenta os carbonos e hidrogênios do butano

  • Propeno: substância orgânica que apresenta três átomos de carbono e seis átomos de hidrogênio, como podemos observar na fórmula estrutural abaixo:


Fórmula que apresenta os carbonos e hidrogênios do propeno

  • Buteno: substância orgânica que apresenta quatro átomos de carbono e oito átomos de hidrogênio, como podemos observar na fórmula estrutural abaixo:


Fórmula que apresenta os carbonos e hidrogênios do buteno

  • Pentano: substância orgânica que apresenta cinco átomos de carbono e doze átomos de hidrogênio, como podemos observar na fórmula estrutural abaixo:


Fórmula que apresenta os carbonos e hidrogênios do pentano

Como todos os componentes do GLP são orgânicos, ele é um combustível, sendo queimado sempre na presença de gás oxigênio e energia de ativação (uma faísca, por exemplo). Quando sofre combustão, os produtos gerados são, basicamente, dióxido de carbono, monóxido de carbono e água na forma de vapor. Veja duas equações que representam a combustão de um componente do GLP:

C3H6 + 9/2O2 → 3 CO2 + 3 H2O

ou

C3H6 + 3 O2 → 3 CO + 3 H2O

Ao ser envazado, o GLP está no estado líquido porque é mantido assim a altas pressões, pressão essa que se mantém no interior do botijão. Quando acionamos a válvula do botijão para liberar o gás e utilizamos o fogão, ocorre uma diminuição da pressão, fazendo com que o líquido passe para o estado gasoso.


Modelo de um tipo de válvula de botijão de gás

As principais características do GLP são:

  • Incolor;

  • Inodoro;

  • Alta capacidade de combustão;

  • Não tóxico;

  • Asfixiante.

Para evitar maiores acidentes, é misturada ao GLP uma substância denominada de etanotiol para conferir um odor caraterístico, o que facilita a percepção de um vazamento. Assim, se o gás estiver vazando, facilmente indentificaremos o cheiro. Essa medida é extremamente necessária, haja vista que um vazamento de gás pode gerar explosões de grande proporções. Abaixo segue a fórmula estrutural do etanotiol:


Composição química do etanotiol


Combustão após o escape de gás de um botijão

  Por Me. Diogo Lopes Dias

Por Diogo Lopes Dias

Versão completa