Importância da saliva
Saiba por que a saliva é tão importante para a saúde da nossa boca.
Você já parou para pensar por que existe saliva em nossa boca, e qual a função dela?
A saliva é um líquido produzido pelas glândulas salivares. Na saliva podemos encontrar diversas substâncias, como ar (que dá a ela aquele aspecto de espuma), água, ptialina, nitrogênio, enxofre, potássio, sódio, cloro, cálcio, magnésio, ácido úrico, ácido cítrico e proteínas.
Essas substâncias não estão por acaso presentes em nossa saliva. Cada uma delas tem uma função específica. Há substâncias que agem na proteção da nossa boca contra agentes nocivos, como bactérias e vírus. Essas substâncias não deixam que microrganismos cresçam em nossa boca provocando cáries e infecções. Claro que essas substâncias não conseguem combater sozinhas todos esses microrganismos. Elas precisam da sua ajuda com uma boa escovação após cada refeição.
A saliva ajuda a proteger a nossa boca de microrganismos, mas não substitui uma boa escovação
A saliva, além de umedecer e proteger a boca contra bactérias, lubrifica os alimentos para facilitar a sua mastigação, gustação e deglutição. Por conter uma enzima chamada de amilase salivar, a saliva atua na digestão de alguns alimentos.
A saliva ajuda a digerir alguns alimentos ainda na nossa boca
Um adulto pode produzir cerca de 1 a 2 litros de saliva por dia, sendo que quando ingerimos algum alimento, a quantidade de saliva produzida aumenta.
Em alguns momentos, quando sentimos o cheiro, o sabor, ou nos lembramos de algum alimento, ficamos com água na boca, mas por quê? Ao sentirmos isso, o nosso sistema nervoso estimula a produção de saliva pelas glândulas salivares. Ele faz isso porque interpreta essa informação como se nós fôssemos comer algo, por isso ficamos com a boca cheia d’água.
Quando ficamos com muita vontade de comer algo, sentimos água na boca
À noite, quando dormimos, o nosso corpo não produz saliva, pois não recebe nenhum tipo de estímulo, por isso amanhecemos com a boca seca.
A saliva é importante para o nosso corpo, mas ela também pode transmitir algumas doenças, como resfriado, gripe, herpes, caxumba, sarampo, escarlatina, catapora e outras.
Por Paula Louredo
Graduada em Biologia