Comer muito açúcar causa diabetes?
Comer muito açúcar causa diabetes? Clique aqui e descubra a resposta para essa pergunta!
É comum as pessoas falarem que não devemos comer muito açúcar, pois isso pode nos levar a um quadro de diabetes, não é mesmo? Entretanto, o diabetes é uma doença desencadeada por vários fatores, não sendo essa afirmação 100% verdadeira.
Primeiramente devemos lembrar que o diabetes é uma doença causada pela produção deficiente de insulina ou a incapacidade do nosso corpo de utilizar essa substância de maneira adequada. A insulina é um hormônio que controla a quantidade de açúcares no sangue, captando essa substância e facilitando a sua entrada na célula. Quando uma pessoa possui diabetes, os níveis de açúcares no sangue tornam-se elevados (hiperglicemia), pois a insulina não está atuando de maneira adequada.
Existem dois tipos básicos de diabetes: o tipo I e o tipo II. O tipo I caracteriza-se pela destruição das células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina. Essa destruição é causada pelo próprio sistema imunológico do indivíduo. O tipo 2, por sua vez, ocorre quando o organismo não utiliza a insulina de maneira adequada ou o hormônio não está sendo produzido em quantidade suficiente.
Podemos perceber, portanto, que o tipo I não está relacionado com a quantidade de açúcar consumida pelo paciente, mas, sim, com problemas genéticos que afetam o sistema imunológico. Já o tipo II possui causas diversas, sendo o sedentarismo, a genética e o aumento excessivo de peso possíveis fatores que promovem o desenvolvimento do diabetes.
O aumento de peso está relacionado diretamente com a nossa alimentação. Assim sendo, comer açúcar em excesso pode causar aumento de peso e, consequentemente, o desenvolvimento de diabetes. Entretanto, engordar não é um problema apenas para quem come açúcar. Massas e alimentos ricos em carboidratos também pode ocasionar o aumento do peso, sendo também responsáveis pela doença.
Vale destacar que o excesso de açúcar também pode provocar uma sobrecarga no pâncreas, que não consegue produzir insulina suficiente para diminuir os níveis de glicose. Essa sobrecarga também pode desencadear o diabetes tipo 2.
Assim sendo, o diabetes tipo II pode ter relação com o excesso de açúcar consumido, mas é desencadeado por uma combinação de fatores. Para evitar essa doença, é fundamental que as pessoas pratiquem atividade física, alimentem-se adequadamente e mantenham o peso adequado. Vale destacar também que fatores genéticos estão associados ao problema e que uma pessoa obesa nem sempre desenvolve a doença.
Lembre-se: Hábitos saudáveis podem evitar uma grande quantidade de doenças. Previna-se!