Ciências

Audição

Audição é um dos cinco sentidos do nosso corpo. Por meio da audição, podemos compreender os sons que estão à nossa volta. O órgão relacionado com esse sentido é a orelha.

A audição é o sentido que nos permite perceber os sons ao nosso redor e experimentar emoções por meio deles.

Audição é o sentido que nos permite captar os sons à nossa volta. O órgão responsável por nos garantir essa importante capacidade é a orelha, a qual pode ser dividida em orelha externa, orelha média e orelha interna. A orelha externa consiste no pavilhão auricular e no canal auditivo. Separando a orelha externa da orelha média encontra-se a membrana timpânica.

Na orelha média encontramos os três ossículos da orelha: o martelo, a bigorna e o estribo. Já na orelha interna encontramos os canais semicirculares, que participam do equilíbrio, e a cóclea, que está envolvida na audição. Perdas auditivas podem causar grande impacto negativo na vida de uma pessoa, portanto é fundamental cuidarmos da nossa audição para evitarmos esses problemas.

Leia também: Tato — outro importante sentido do nosso corpo

Resumo sobre audição

  • A audição nos permite perceber os sons que nos rodeiam.

  • A orelha é o órgão responsável por esse sentido e é responsável por traduzir os estímulos mecânicos em impulsos nervosos que o cérebro interpreta como som.

  • A orelha pode ser dividida em orelha externa, orelha média e orelha interna.

  • A orelha externa consiste no pavilhão auricular e no canal auditivo.

  • A membrana timpânica separa a orelha externa da orelha média e vibra ao receber ondas sonoras.

  • A orelha média apresenta três ossículos.

  • A orelha interna contém a cóclea, responsável pela percepção dos sons.

Videoaula sobre audição

O que é audição?

Audição é o sentido que nos permite escutar os sons, que são o resultado do movimento ordenado das moléculas que compõem o ar. A audição nos permite perceber os sons que estão ao nosso redor.

Qual é a função da orelha na audição?

O órgão responsável por esse sentido é a orelha. Podemos dividir a orelha em três porções: a orelha externa, a orelha média e a orelha interna.

Partes da orelha e suas funções na audição

  • Orelha externa: consiste no pavilhão auricular externo e no canal auditivo. É responsável por receber as ondas sonoras e direcioná-las para o interior da estrutura. É nessa região que é produzida a cera do ouvido, uma substância amarela que possui como principal função a proteção da orelha. Separando a orelha externa da orelha média, encontramos uma membrana muito importante, conhecida como tímpano, a qual vibra ao receber as ondas sonoras.

  • Orelha média: encontramos nela os três ossículos da orelha: o martelo, a bigorna e o estribo. Essa parte da orelha é responsável principalmente por captar as vibrações da membrana timpânica através dos ossículos e transmiti-las para a orelha interna. A orelha média também se abre na tuba auditiva, a qual se conecta com a faringe. Essa comunicação é importante, pois garante que a pressão atmosférica externa se iguale à pressão da orelha média.

  • Orelha interna: é o local onde estão localizadas as células capazes de captar as vibrações sonoras e encaminhar o estímulo nervoso para o cérebro. Na orelha interna, encontramos a cóclea e os canais semicirculares. A cóclea, responsável pela audição, apresenta-se como um tubo enrolado cheio de líquido. Os canais semicirculares, por sua vez, estão relacionados com o equilíbrio.

A orelha pode ser dividida em três partes: a orelha externa, a orelha média e a orelha interna.

Como o som é captado na audição?

Imaginemos que alguém está falando com você. Ao falarmos, são produzidas ondas sonoras que serão captadas pela orelha externa do ouvinte e que causarão uma vibração no tímpano. Ao vibrar, essa membrana faz com que o martelo, a bigorna e o estribo também vibrem.

Na orelha interna são encontradas as células sensórias capazes de transformar a vibração em impulso nervoso. A partir daí, este é levado até o cérebro, onde será processada a mensagem para, assim, percebermos os sons.

Veja também: Como funciona o sentido da visão?

Qual é a importância da audição?

A audição nos permite escutar os diferentes sons que estão à nossa volta e desse modo garantir nossa percepção do mundo que nos cerca. A audição nos permite a comunicação com outros indivíduos da nossa espécie, nos ajuda a perceber que um perigo se aproxima e até mesmo nos permite experimentar diferentes emoções, como quando ouvimos uma canção agradável ou o som da natureza.

O que pode causar a perda da audição?

Alterações em qualquer parte da orelha podem ocasionar a perda auditiva. Quando o problema é relacionado com a orelha média ou externa, essas alterações geralmente podem ser corrigidas cirurgicamente. Quando a área afetada é a orelha interna, temos casos mais graves e normalmente irreversíveis.

As perdas auditivas podem ser causadas por doenças genéticas, infecções virais e bacterianas, além do envelhecimento. No caso do envelhecimento, os hábitos de vida saudáveis e cuidados com pressão, colesterol e diabetes são essenciais, pois esses fatores podem acelerar a perda da audição.

Saiba mais: Cuidados que devemos ter para manter uma visão saudável

Cuidados com a audição

O uso de fones de ouvido em volumes altos podem provocar perda da audição.

Para evitar perdas auditivas ao longo da vida, algumas medidas simples devem ser tomadas, tais como:

  • Proteger-se de ruídos excessivos. Essa recomendação é importante, principalmente, para aqueles que convivem com barulhos altos por longos períodos de tempo, como no trabalho. Nesses casos, é fundamental a utilização de equipamentos de proteção individual, como protetores auriculares.

  • Não utilizar fones de ouvido por longos períodos e ter muito cuidado com o volume do que é ouvido.

  • Não utilizar cotonetes para limpar o interior das orelhas, pois podem causar lesões no canal auditivo e no tímpano.

  • Fazer consultas regulares ao otorrinolaringologista.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Versão completa