Zonas térmicas da Terra

  • Atualmente 5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Zonas térmicas da Terra As zonas polares são mais frias em virtude da menor insolação
Por Rodolfo F. Alves Pena
PUBLICIDADE

A Terra apresenta uma forma geoide, isto é, ela é levemente achatada nos polos. Por isso, dizemos que ela é quase esférica, ou seja, apresenta-se como uma esfera quase perfeita. Essa característica faz com que ela não receba os raios solares da mesma forma em toda a sua extensão norte-sul.

Veja o esquema a seguir:

Esquema ilustrando os raios solares sobre a Terra
Esquema ilustrando os raios solares sobre a Terra

Repare no desenho acima que quanto mais próximos estamos da Linha do Equador (latitudes baixas), maior é a intensidade dos raios solares, pois eles incidem de forma perpendicular sobre o chão nessas áreas. Da mesma forma, quanto mais próximos estamos dos polos do planeta, menores são as intensidades desses raios.

Esse fator, somado aos elementos relacionados com os solstícios e equinócios, resulta na formação de diferentes faixas climáticas sobre a Terra, que são maiores em áreas de latitudes próximas a 0º e menores em áreas polares, com latitudes próximas a 90º e -90º.

No próximo esquema, temos as principais faixas climáticas da Terra, que são as zonas glaciais, as zonas temperadas e a zona intertropical.

Esquema ilustrando as zonas térmicas da Terra
Esquema ilustrando as zonas térmicas da Terra

Zona glacial ártica e antártica: também chamadas de zonas polares, as zonas glaciais apresentam as menores temperaturas do planeta, pois são as que recebem em menor intensidade os raios solares. Graças aos solstícios, durante parte do ano, é totalmente noite nessas áreas, o que contribui para diminuir ainda mais as médias de temperatura. As zonas glaciais abrangem todas as regiões situadas ao norte do Círculo Polar Ártico e ao sul do Círculo Polar Antártico.

Zona temperada norte e sul: as zonas temperadas são onde se percebem mais nitidamente as quatro estações do ano, que se revelam de maneira muito bem definida. Por causa dos solstícios, essas zonas são mais iluminadas durante seis meses e menos iluminadas durante o restante do ano, alternando, assim, o frio e o calor. Essa faixa climática abrange as áreas posicionadas entre os trópicos e os círculos polares.

Zona intertropical: também chamada de zona equatorial, essa faixa climática apresenta as maiores médias de temperatura, com maior efeito do calor e da insolação. A região da Floresta Amazônica, por causa disso, é muito quente, com altíssimas médias de temperatura e evaporação.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Avaliação

10.0

    Escola Kids