Uso do dicionário

  • Atualmente 3/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Uso do dicionário O uso do dicionário é muito útil para todos nós
PUBLICIDADE

A cada instante que passa temos consciência de que a linguagem escrita exige de nós um pouco mais de atenção, de cuidado. Entre todos esses cuidados, não significa que somente temos de estar com nossas ideias ali... prontinhas, prontinhas, é preciso saber como transportá-las para o papel. Ah! Nessas horas, algumas dúvidas surgirão, tais como aquelas relacionadas à maneira correta de grafar esta ou aquela palavra. E sabe quem deverá ser seu companheiro inseparável? Ele mesmo, o dicionário!

Por esta indiscutível razão é que iremos agora aprender um pouco mais sobre as características dele, para aprendermos cada vez mais a valorizá-lo, assim como ele merece, não é verdade?

Sabemos que o nosso alfabeto é constituído de 26 letras, e que as palavras contidas no dicionário aparecem organizadas em ordem alfabética, assim como observamos em outros exemplos também já conhecidos por todos nós, como é o caso da lista telefônica, enciclopédias, diário de classe, entre outros. E você sabe o porquê dessa organização? Ela serve para facilitar ainda mais nossa busca.

O alfabeto se constitui de 26 letras

 

Ao abrirmos uma página do dicionário, logo percebemos a presença de duas palavras que se destacam, principalmente porque elas vêm expressas no canto direito e no canto esquerdo. Elas, além de serem denominadas de palavras-chave, também servem para orientar nossa consulta, pois indicam a primeira e a última palavra de cada página.

Assim sendo, para darmos continuidade às nossas descobertas, vamos analisar um exemplo?

Para isso, elegeremos a palavra “abreviatura”:


Abreviatura, s.f. 1. Fração de palavra que designa o vocábulo todo. 2. Sinal com que se representa uma palavra. 3. Qualquer coisa em ponto pequeno; miniatura.

Podemos começar dizendo que qualquer palavra, assim como esta que estamos analisando, e as demais que lá existem, recebem o nome de verbete. Logo em seguida, percebemos a presença de algumas letras que surgem abreviadas. Viu só? Estamos falando de abreviatura e logo a encontramos!
No caso do nosso exemplo, “s.” e “f.” significam “substantivo” e “feminino”, uma vez que representam informações importantes que devemos saber sobre a palavra em estudo. No entanto, podemos identificar outras abreviaturas, como, por exemplo:

adj. – adjetivo
s. m. – substantivo masculino
num. – numeral
sing. – singular
pl. – plural.

As abreviaturas indicam, principalmente, importantes aspectos, tais como:

* A flexão contida nas palavras, ou seja, as mudanças que podem existir no que se refere ao gênero (masculino/feminino) e número (singular e plural);

* A flexão nos verbos quanto à pessoa, (eu, tu, ele, nós, vós, eles), tempo (presente, pretérito e futuro) e modo (indicativo, subjuntivo e imperativo).

Percebeu quantas características importantes? Então, fique sempre atento (a) a elas, combinado?

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids

Avaliação

6.0

    Escola Kids