Qual matéria está procurando ?

Português

Português

O que é léxico?

Você sabe o que é léxico? Conheça a definição e algumas curiosidades que envolvem esse termo.

por Mariana do Carmo Pacheco
Léxico é o conjunto de palavras pertencentes a um idioma Léxico é o conjunto de palavras pertencentes a um idioma

As palavras talvez sejam os elementos mais importantes de uma língua. Elas fazem referência a tudo o que está à nossa volta, permitindo que nós possamos nos expressar. Elas são instrumentos que representam a organização do mundo dos seres e tem valores que não são absolutos, uma vez que as relações humanas estão em constantes transformações. Por isso, podemos afirmar três pontos em relação à definição de palavra:

unidade básica de interação;

unidade de significação do discurso humano;

unidade essencial para representar o que se passa pela mente das pessoas.

Além dessas observações, convém destacarmos que as palavras variam de língua para língua. É possível, então, afirmar que cada comunidade linguística possui um léxico. Mas esperem aí... Vocês sabem o que é léxico?

Não? Pois bem, o Escola Kids preparou um texto para apresentar o que é léxico e algumas outras curiosidades em relação a esse conceito. Vamos lá?

  • O que é Léxico?

De acordo com os nossos dicionários mais renomados, léxico é o conjunto de palavras de uma língua. Tendo isso em vista, além de levarmos em consideração o que falamos anteriormente sobre o fato de que os valores significativos das palavras não são absolutos, é importante destacarmos que uma das curiosidades do léxico é a sua mutabilidade. O que isso quer dizer? Como o nosso idioma é vivo, palavras novas estarão sempre surgindo e, portanto, não haverá um falante que dominará completamente o léxico de sua língua materna.

O usuário de uma língua acessa esse acervo de palavras disponíveis em seu idioma e forma, então, o seu vocabulário. É isso mesmo: léxico e vocabulário não possuem o mesmo significado. Está aí mais uma curiosidade sobre esse assunto. O vocabulário de uma pessoa é formado pela seleção e pelos empregos que ela faz do léxico de seu idioma. É como se o vocabulário fosse um recorte do léxico.

Dica: ter um vocabulário amplo contribui para a comunicação!
Dica: ter um vocabulário amplo contribui para a comunicação!

Bom, agora ficou bem claro o que é léxico, certo? E ainda conseguimos trabalhar com outras definições importantes para o estudo e o bom uso da língua portuguesa.

Para fecharmos a reflexão de hoje, mais uma dica: uma boa ferramenta para ampliar ainda mais o seu vocabulário é o dicionário. Ele é um espaço que abriga boa parte do léxico de uma língua e, consequentemente, o patrimônio cultural de um povo. Vale a pena acessá-lo cada vez mais.


Por Mariana Pacheco
Graduada em Letras

Você pode se interessar também

Português

Dicas de vocabulário

Português

Novas palavras no dicionário Aurélio

Português

Uso do dicionário

Português

Vocabulário

Não encontrou o
conteúdo ou matéria
que queria?

Mande seu questionamento, dúvidas ou sugestões para a equipe do Escola Kids que está pronta pra te ajudar.

Saiba mais

Últimos artigos

Protocolo de Kyoto

Protocolo de Kyoto é um tratado internacional criado em 1997 em Kyoto, no Japão. Seu principal objetivo é estabilizar as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera.

Países desenvolvidos

Países desenvolvidos são nações que apresentam elevado grau de industrialização e alto desenvolvimento socioeconômico, com base em critérios como IDH e PIB.

Acordo de Paris

O Acordo de Paris representa um compromisso mundial cuja meta é não permitir que o aumento da temperatura média do planeta ultrapasse 2°C. Esse acordo foi assinado por 195 países.

Declaração Universal dos Direitos Humanos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento que foi elaborado pela ONU em resposta a todas as atrocidades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial.