Qual matéria está procurando ?

Português

Português

O que é léxico?

Você sabe o que é léxico? Conheça a definição e algumas curiosidades que envolvem esse termo.

Léxico é o conjunto de palavras pertencentes a um idioma Léxico é o conjunto de palavras pertencentes a um idioma

As palavras talvez sejam os elementos mais importantes de uma língua. Elas fazem referência a tudo o que está à nossa volta, permitindo que nós possamos nos expressar. Elas são instrumentos que representam a organização do mundo dos seres e tem valores que não são absolutos, uma vez que as relações humanas estão em constantes transformações. Por isso, podemos afirmar três pontos em relação à definição de palavra:

unidade básica de interação;

unidade de significação do discurso humano;

unidade essencial para representar o que se passa pela mente das pessoas.

Além dessas observações, convém destacarmos que as palavras variam de língua para língua. É possível, então, afirmar que cada comunidade linguística possui um léxico. Mas esperem aí... Vocês sabem o que é léxico?

Não? Pois bem, o Escola Kids preparou um texto para apresentar o que é léxico e algumas outras curiosidades em relação a esse conceito. Vamos lá?

  • O que é Léxico?

De acordo com os nossos dicionários mais renomados, léxico é o conjunto de palavras de uma língua. Tendo isso em vista, além de levarmos em consideração o que falamos anteriormente sobre o fato de que os valores significativos das palavras não são absolutos, é importante destacarmos que uma das curiosidades do léxico é a sua mutabilidade. O que isso quer dizer? Como o nosso idioma é vivo, palavras novas estarão sempre surgindo e, portanto, não haverá um falante que dominará completamente o léxico de sua língua materna.

O usuário de uma língua acessa esse acervo de palavras disponíveis em seu idioma e forma, então, o seu vocabulário. É isso mesmo: léxico e vocabulário não possuem o mesmo significado. Está aí mais uma curiosidade sobre esse assunto. O vocabulário de uma pessoa é formado pela seleção e pelos empregos que ela faz do léxico de seu idioma. É como se o vocabulário fosse um recorte do léxico.


Dica: ter um vocabulário amplo contribui para a comunicação!

Bom, agora ficou bem claro o que é léxico, certo? E ainda conseguimos trabalhar com outras definições importantes para o estudo e o bom uso da língua portuguesa.

Para fecharmos a reflexão de hoje, mais uma dica: uma boa ferramenta para ampliar ainda mais o seu vocabulário é o dicionário. Ele é um espaço que abriga boa parte do léxico de uma língua e, consequentemente, o patrimônio cultural de um povo. Vale a pena acessá-lo cada vez mais.


Por Mariana Pacheco
Graduada em Letras

Por Mariana do Carmo Pacheco

Você pode se interessar também

Português

Dicas de vocabulário

Português

Novas palavras no dicionário Aurélio

Português

Uso do dicionário

Português

Vocabulário

Últimos artigos

Ponto e vírgula (;)

O ponto e vírgula é um sinal de pontuação que indica uma pausa mais longa que a pausa da vírgula, mas sem interromper o enunciado, como o ponto.

Alvéolos pulmonares

Alvéolos pulmonares são estruturas que lembram pequenas bolsas e são onde ocorrem as trocas gasosas. São os responsáveis pelo aspecto esponjoso do pulmão.

Cerebelo

Cerebelo é uma parte do encéfalo e está relacionado, entre outras funções, com a manutenção do nosso equilíbrio, postura e ajuste dos movimentos corporais.

Tríplice Aliança

Tríplice Aliança foi um acordo militar assinado, em maio de 1882, por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, que procuravam se proteger de França e Rússia principalmente.