Interjeição é a classe de palavra que serve para expressar uma reação emocional do sujeito que fala ou escreve, como “Nossa!” para indicar uma surpresa.
Interjeição é uma classe de palavras que expressa uma reação emotiva do locutor, ou seja, daquele que fala ou escreve. As interjeições podem ser formadas por apenas expressões sonoras (Ah!), por palavras já existentes (Bravo!) ou ainda por locuções interjetivas (Cruz credo!). Elas podem indicar surpresa, alívio, animação, ansiedade, dor, dúvida, chamamento etc.
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A interjeição é a classe de palavras que expressam um estado emotivo daquele que fala ou escreve. Dessa forma, sua função não é designar um sentido ou conceito específico, mas sim as diversas reações afetivas que o interlocutor pode ter em relação ao conteúdo expressado. Segundo Bechara, ela tem uma autonomia e, por isso, a rigor, funciona como uma oração completa. As interjeições costumam apresentar uma melodia exclamativa e podem apresentar um tom interrogativo-exclamativo, vocativo (ou seja, um chamamento), ou imperativo.
Caramba, estou exausto!
Nossa, eu estou sem palavras!
As palavras “Caramba” e “Nossa” exprimem os sentimentos do locutor em relação ao conteúdo. “Caramba” intensifica a exaustão do sujeito e “Nossa” realça a surpresa vivenciada pelo emissor da mensagem.
Também é possível classificar as interjeições quanto ao sentido:
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As locuções interjetivas são duas ou mais palavras que, juntas, expressam o sentido de uma interjeição, como “Valha-me Deus!’, “Ai de mim!”, “Meu Deus!”. Seu papel linguístico é o mesmo da interjeição, ou seja, expressar algum conteúdo emotivo do locutor. Sua diferença, portanto, é apenas estrutural, pois apresenta um grupo de palavras ao invés de uma única expressão.
Cruz credo, nunca vi coisa tão assustadora!
Meu Deus, como resolveremos isso?!
Questão 1
(Fundatec) Tendo em vista o fragmento retirado do texto “Ele voltou mais tarde para devolver o item perdido”, assinale a alternativa que apresenta a classe gramatical que NÃO aparece no trecho.
A) Artigo.
B) Interjeição.
C) Preposição.
D) Substantivo.
E) Verbo.
Resolução:
Alternativa B.
Ele (pronome) voltou (verbo) mais (advérbio) tarde (advérbio) para (conjunção) devolver (verbo) o (artigo) item (substantivo) perdido (adjetivo). Outra forma de encontrar a resposta correta é observar que nenhuma dessas palavras expressa uma reação emocional do locutor.
Questão 2
(Fundatec) Assinale a alternativa em que o fragmento retirado do texto apresenta uma interjeição.
A) Naquela época, a gente memorizava tudo.
B) Para quem ligar para tentar resolver o perrengue?
C) Graças a uma colega que — ufa! — não tinha esquecido o celular no carro, foi possível fazer contato com a empresa e chegar até o motorista.
D) Qual é o sentido de perder tempo memorizando algo, se temos tudo na palma da mão?
E) A agenda de telefones é só uma gota no oceano de bites.
Resolução:
Alternativa C.
A alternativa C é a única que apresenta uma interjeição (ufa!).
Questão 3
Em qual das alternativas abaixo NÃO há interjeição?
A) Valha-me, Deus, o que é isso?!
B) Quero um carrinho novo!
C) Que horror, tira de perto de mim!
D) Quem me dera!
Resolução:
Alternativa B.
A alternativa B é a única que não apresenta interjeição. A alternativa A apresenta a expressão “Valha-me, Deus”, a alternativa C apresenta a expressão “Que horror”, e a alternativa D é somente a locução interjetiva “Quem me dera!”.
Questão 4
(Prefeitura de Bombinhas - SC) Analise a oração e assinale a classificação correta da palavra destacada:
“Psiu! Não faça barulho aqui!”
A) Conjunção
B) Interjeição
C) Preposição
D) Pronome
Resolução:
Alternativa B.
A palavra “Psiu”, na frase, serve tanto para indicar o chamamento como também a repreensão do locutor sobre o barulho.
Questão 5
(Itame) Na frase “Ah! Eu não sabia que você estava aqui”, a interjeição “Ah!” expressa:
A) Pergunta.
B) Surpresa.
C) Alegria.
D) Medo.
Resolução:
Alternativa B.
A interjeição “Ah”, associada à afirmação “não sabia”, indica que o locutor se surpreendeu com a presença do outro sujeito, logo, a alternativa correta é a B.
Fontes
Cegalla, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. Companhia Editora Nacional, s/d.
Cunha, Celso. Nova gramática do português contemporâneo [recurso eletrônico). 7.ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2017.