Do que é feito o iogurte?

  • Atualmente 5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Do que é feito o iogurte? O iogurte, além de saboroso, também é muito saudável
PUBLICIDADE

O iogurte é um alimento amplamente consumido por jovens e adultos, seja puro ou com açúcar, mel ou frutas. Apesar disso, muitas pessoas não sabem como esse produto é feito e imaginam apenas que há leite, açúcar e alguns frutos. O que muitos não sabem é que, além desses produtos, existem bactérias!

As bactérias são organismos bem simples que são encontrados em praticamente todos os locais do planeta. Conhecidas principalmente por causarem doenças, tais como pneumonia, tétano e tuberculose, esses seres vivos não causam apenas prejuízos ao homem.

As bactérias também são importantes para a fabricação de alimentos, tais como os iogurtes, queijos, coalhadas e vinagres; na produção de insulina, que é usada no tratamento de diabetes, e até em tratamentos estéticos, como o Botox. Além disso, possuem importância ecológica, pois atuam na fixação de nitrogênio e na decomposição de organismos mortos.

No que diz respeito ao iogurte, elas são usadas para transformar o açúcar encontrado no leite (lactose) em ácido lático, que é responsável por coagular o leite. Esse processo é conhecido como fermentação.

Basicamente, duas bactérias são usadas no processo de fabricação de iogurtes, a Lactobacillus bulgaricus e a Streptococcus thermophilus. A primeira está mais relacionada com a cremosidade e o cheiro do iogurte, enquanto o Streptococcus thermophilus está mais relacionado com a fermentação.

Para a fabricação do iogurte, são usadas duas bactérias: Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus
Para a fabricação do iogurte, são usadas duas bactérias: Lactobacillus bulgaricus e
Streptococcus thermophilus

O iogurte, além de saboroso, possui várias outras qualidades. Os lactobacilos usados em sua produção são importantes, por exemplo, contra doenças do intestino. Além disso, alguns estudos comprovam que o iogurte diminui o mau hálito e é uma boa fonte de cálcio, auxiliando, assim, no combate à osteoporose e à hipertensão (pressão alta). Sem falar que o iogurte é uma grande fonte de vitaminas.

Agora que você já sabe como ele é feito e todos os benefícios desse produto, que tal abrir um delicioso potinho de iogurte?


Por Ma. Vanessa dos Santos

Avaliação

10.0


    Escola Kids