Dia Nacional do Livro Infantil

  • Atualmente 5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Dia Nacional do Livro Infantil Ler é bom
Por Cláudio Fernandes
PUBLICIDADE

Quem nunca ouvir falar da história do Sítio do Picapau Amarelo e seus personagens Pedrinho, Narizinho, Emília – a boneca de pano, Tia Nastácia, Tio Barnabé, Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Rabicó – o porquinho, a Cuca, além dos personagens folclóricos como Saci Pererê, Minotauro e vários outros que apareciam conforme o enredo das histórias?

Esse clássico da Literatura infanto-juvenil foi escrito por Monteiro Lobato e teve seu lançamento em dezembro de 1920, com a publicação dos primeiros fascículos, O Saci, Narizinho Arrebitado e Fábulas de Narizinho.

José Bento Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril, em Taubaté, no interior de São Paulo. Em razão da grandiosidade de sua obra, o livro infantil ganhou uma data para incentivar as crianças a gostarem de ler e a manter contato com obras de qualidade. A data foi escolhida por ser aniversário de Monteiro Lobato, o maior escritor brasileiro de livros infantis.


Monteiro Lobato – autor do Sítio do Picapau Amarelo

O Sítio do Picapau Amarelo tornou-se um marco da televisão brasileira, pois tornou-se programa televisivo no ano de 1952, apresentando outra forma de cultura e diversão para as crianças, além de levar histórias de qualidade para as que não tinham acesso aos livros.

Antes do lançamento de suas obras, as crianças tinham acesso a obras internacionais, traduzidas para o português.


Boneca Emília – personagem do Sítio do Picapau Amarelo

Ao longo de sua vida, Monteiro Lobato dedicou-se a escrever vários tipos de obras, mas as de maior destaque foram as infantis, que envolviam fatos do cotidiano infantil, bem como do mundo imaginário em que as crianças vivem. Outra obra bem conhecida é o Jeca Tatu, personagem engraçado, do meio rural que não gostava de usar sapatos.

Após anos de dedicação à Academia Brasileira de Letras e à autoria de vários livros, Monteiro Lobato morreu aos 66 anos, deixando-nos a principal obra da literatura infantil brasileira.

Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids

Avaliação

10.0

    Escola Kids