Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Uso dos verbos TER e HAVER

Não deixe de conhecer um pouco mais sobre o uso dos verbos “ter” e “haver”. Então é só clicar para descobrir mais uma novidade que a Língua Portuguesa nos traz!

O uso dos verbos “ter” e “haver” se encontra relacionado a fatores específicos, importantes ao nosso conhecimento O uso dos verbos “ter” e “haver” se encontra relacionado a fatores específicos, importantes ao nosso conhecimento

Como você sabe, várias são as situações em que fazemos uso da linguagem, ora na posição de emissores (quando falamos ou escrevemos), ora na qualidade de receptores (quando ouvimos ou lemos algo). Dessa forma, muito já falamos sobre a importância de adequar nosso discurso de acordo com a situação, ou seja, se se trata de uma situação mais formal (no caso, a escrita) ou de uma situação menos formal (no caso, a oralidade).

Pois bem, partindo desse conhecimento tão importante, a partir de agora conheceremos um pouco mais sobre dois verbos dos quais fazemos uso constantemente: o verbo ter e o verbo haver.  Para isso,que tal analisarmos alguns exemplos, hein?

Tinha alunos jogando na quadra de esportes.

Ué! Por que o verbo “ter” (tinha) está conjugado na terceira pessoa do singular e não está concordando com o termo “alunos”, descrito no plural?

Veja bem, se esse termo (“alunos”) fosse o sujeito da oração, aí sim ele poderia estar expresso no plural, mas ele não é o sujeito e sim o objeto direto (o complemento) do verbo “ter”. Dessa forma, você se lembra das características dos tipos de sujeito? Caso não, acesse o texto “Tipos de sujeito”  e perceba que o verbo permaneceu no singular (tinha) porque esse oração não possui sujeito, ou seja, ela se classifica como uma oração sem sujeito. Assim, todos os verbos que integram esse caso devem permanecer sempre na terceira pessoa do singular.

Mas... falamos sobre o verbo “ter”, não é verdade? E o verbo “haver”, em que situação ele é usado?

Saiba que quando se tratar das situações formais, como você já as conhece, prefira sempre utilizá-lo, sim?

Então, perceba a mesma oração, agora com o verbo “haver”:  

Havia alunos jogando na quadra de esportes. 

Percebeu que ele continuou na terceira pessoa do singular? Saiba por que isso acontece acessando o texto  “Verbos impessoais”.

E não se esqueça desse importante detalhe: na escrita, use o verbo “haver” em vez do verbo “ter”, ok?

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Aprendendo a escrever corretamente

Português

Linguagem formal e linguagem informal

Português

Você concluiu seu texto... é hora de revisá-lo

Últimos artigos

Alvéolos pulmonares

Alvéolos pulmonares são estruturas que lembram pequenas bolsas e são onde ocorrem as trocas gasosas. São os responsáveis pelo aspecto esponjoso do pulmão.

Cerebelo

Cerebelo é uma parte do encéfalo e está relacionado, entre outras funções, com a manutenção do nosso equilíbrio, postura e ajuste dos movimentos corporais.

Tríplice Aliança

Tríplice Aliança foi um acordo militar assinado, em maio de 1882, por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, que procuravam se proteger de França e Rússia principalmente.

Raposa

Raposa é um nome popular usado para se referir a alguns representantes da família Canidae, a mesma família dos cães e lobos. São animais onívoros e geralmente solitários.