Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Uso dos pronomes demonstrativos

Que tal ampliar ainda mais seus conhecimentos? Clique e confira detalhes sobre o uso dos pronomes demonstrativos!

O uso dos pronomes demonstrativos se encontra relacionado a regrinhas específicas O uso dos pronomes demonstrativos se encontra relacionado a regrinhas específicas

Por meio do texto “Aprendendo como se utilizam os pronomes demonstrativos” você pôde conhecer um dos tipos que integram a classe gramatical representada pelos pronomes – os pronomes demonstrativos. Dessa forma, apenas relembrando, eles indicam a posição dos seres no tempo ou no espaço, fazendo referências às três pessoas do discurso, não é verdade? 

Pois bem, nosso principal objetivo é fazer com que você compreenda um pouquinho mais e amplie seus conhecimentos acerca do uso dos pronomes demonstrativos, pois esse assunto, assim como tantos outros relacionados à Língua Portuguesa, encontra-se ligado a formas corretas de uso, àquelas regrinhas das quais devemos sempre ter conhecimento. Vamos lá, então?

# Uso dos pronomes demonstrativos em relação ao espaço:

Acreditamos que você já saiba como se dá esse tipo de uso, mas, apenas reforçando, observe:

- Os pronomes este(s), esta(s) e isto indicam o ser ou o objeto que se encontra próximo à pessoa que fala no momento. Assim, vamos conferir alguns exemplos?
  
Esta mochila aqui é linda, você vai querer uma?

Isto que estamos vendo é muito importante para nosso conhecimento.

- Os pronomes esse(s), essa(s) e isso indicam o ser ou o objeto que se encontra próximo à pessoa com quem se fala. Que tal constatarmos alguns exemplos?

Adoro esse livro que está com você.

Não encoste, pois isso aí pode ser perigoso.

- Os pronomes aquele(s), aquela(s) e aquilo fazem referência ao ser ou ao objeto que se encontra distante tanto da pessoa que fala quanto da pessoa com quem se fala. Vejamos os casos:

Aquela última garota da fila é educada e gentil.

Olhe! Aquilo não parece ser o objeto que se encontra desaparecido?

# Uso dos pronomes demonstrativos em relação ao tempo:

- Os pronomes este(s), esta(s) e isto indicam o tempo presente, o agora em relação à pessoa que fala. Perceba:

Nossa, como este dia está lindo!

- Os pronomes esse(s), essa(s) e isso indicam o tempo passado ou futuro mais ou menos próximo à pessoa que fala. Observe:

Ontem fomos visitar alguns amigos. Como foi lindo esse momento!

- Os pronomes aquele(s), aquela(s) e aquilo indicam um tempo distante em relação ao momento em que a pessoa fala. Vamos analisar juntos o exemplo a seguir?

Há três anos revi um colega que há muito não via. Jamais esquecerei aquele encontro. 

# Uso dos pronomes demonstrativos em relação à fala ou à escrita:

- Os pronomes este(s), esta(s) e isto indicam o que ainda será dito ou escrito. Que tal constatarmos o exemplo que segue?

Sempre te direi isso: você é uma pessoa muito especial.

- Os pronomes esse(s), essa(s) e isso indicam o que já foi dito ou escrito. Note o exemplo que segue:

“Você é uma pessoa muito especial”: isso é o que eu lhe disse.

- Os pronomes “este” e “aquele” dizem respeito a elementos que já foram ditos ou escritos. O pronome “este” indica o mais próximo, e “aquele” o que se encontra mais distante. Vamos ver?

Chegaram Pedro e Marcos. Este é meu primo, e aquele, meu amigo.

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Aprendendo a escrever corretamente

Português

As vezes ou às vezes?

Português

Classes gramaticais

Português

Tipos de pronomes

Últimos artigos

Crise de 1929

A Crise de 1929 foi a maior crise econômica da história dos Estados Unidos e do capitalismo. Foi iniciada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York.

Retângulo

O retângulo possui quatro lados e todos os ângulos internos medindo 90°. Essa forma geométrica está muito presente no cotidiano, como na face de caixas e nas paredes.

Paralelepípedo

O paralelepípedo é um sólido geométrico que possui todas as faces com paralelogramos. Essa forma pode ser percebida nos prédios e em caixas de sapatos.

Hiena

Hiena é um animal encontrado na África e na Ásia, bastante conhecido por seu hábito de se alimentar de carniça. Existem atualmente três espécies diferentes de hienas.