Não deixe de conferir acerca de mais um fato linguístico, desta vez representado pelo predicativo do objeto. Clique e constate!
Falando sobre o predicativo do objeto, pode até ser que o termo “predicativo” não soe, não represente para você algo assim tão familiar, mas temos a certeza de que o outro termo que o acompanha, expresso pela palavra “objeto”, já não represente mais nenhuma novidade, certo?
Ora, “objeto direto” e “objeto indireto” são aqueles termos que complementam o sentido de um verbo transitivo (um verbo que não possui sentido sozinho). Dessa forma, prosseguimos então com nosso raciocínio, analisando o exemplo a seguir:
O predicativo do objeto se constitui de aspectos específicos
Lemos os livros antigos.
Vamos analisar cada termo dessa oração? Começando, portanto:
Nós - Sujeito oculto
Lemos – predicado verbal, pois expressa uma ação.
Os livros – objeto direto, pois completa o sentido de um verbo, sem o intermédio da preposição.
Antigos – Expressa uma qualidade atribuída ao objeto direto (livros) – predicativo do objeto.
Antes de prosseguirmos com nosso raciocínio, lembra-se do predicado nominal? Sim, aquele que expressa ação e estado de forma simultânea, ou seja, ao mesmo tempo? Caso não se recorde, é só acessar o texto “Conhecendo um pouco mais as características do predicado”
Pois bem, perceba que ainda que “escondidinho”, o verbo de ligação, isto é, aquele que expressa estado, encontra-se entre o objeto direto (livros) e a característica atribuída a ele (antigos).
Dessa forma, novamente retomando a oração, temos:
Lemos os livros (e eles eram) antigos.
Noções abordadas, consideremos mais alguns aspectos relacionados ao predicativo do objeto:
* O predicativo do objeto sempre acompanha o verbo de ligação, embora ele sempre esteja implícito.
* Tal termo pertence ao predicado verbo-nominal, ou seja, aquele que se constitui de um verbo nocional (no caso do exemplo, faz referência a “lemos”) e de um nome (que no caso é o adjetivo = antigos).
* A formação do predicativo do objeto se dá por um adjetivo, tal qual ocorreu no exemplo anterior, ou por um substantivo, assim como no exemplo:
Elegi Paulo representante.
Elegi quem? Paulo – objeto direto, pois completa o sentido do verbo eleger – transitivo direto.
Representante, que no caso se caracteriza como um substantivo, atua como predicativo do objeto.
Como você pôde perceber, o predicativo do objeto se deu com um verbo transitivo direto, contudo, pode ocorrer, só que em circunstâncias mais raras, com verbo transitivo indireto, como ocorre com o verbo chamar, expressando uma ideia voltada para “atribuir um nome a”. Vamos analisar um caso?
Chamaram-lhe mal-educado.
Chamaram a quem de mal-educado?
A ele.
Dessa forma, “mal-educado” representa o predicativo do objeto.
Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto: