Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Parlendas: um gênero textual

Conheça algumas parlendas populares e aprenda mais sobre esse gênero textual tão presente em nossa cultura.

Parlendas são textos que possuem ritmo e são utilizados para ensinar ou brincar Parlendas são textos que possuem ritmo e são utilizados para ensinar ou brincar
  • O que são Parlendas?

As parlendas são textos que são recitados com ritmo, o que torna a compreensão e a memorização mais fácil para o leitor, tornando-as mais criativas e atrativas.

O significado da palavra PARLENDA é “falar muito” e possui origem no latim, vindo do verbo parlare que significa “falar”.

  • Qual é a origem das Parlendas?

As parlendas surgiram da sabedoria popular e da história das tradições populares do Brasil, e fazem parte do folclore brasileiro. Por isso, são trasmitidas ao longo das gerações.

  • Características das Parlendas:

- Presença de rimas

- Presença de humor

- Texto curto

- Pode apresentar uma história incompleta (com início, mas sem meio e fim)

- Possui versos e estrofes

  • Exemplos de Parlendas

Por Mariana Rigonatto

Você pode se interessar também

Português

Debate, gênero textual oral

Português

Diário, um gênero textual

Português

Seminário, um gênero textual

Últimos artigos

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.

Arte rupestre

A arte rupestre são as obras de arte produzidas pelos hominídeos na Pré-História, destacando-se as pinturas e as gravuras.