Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Parlendas: um gênero textual

Conheça algumas parlendas populares e aprenda mais sobre esse gênero textual tão presente em nossa cultura.

  • O que são Parlendas?

As parlendas são textos que são recitados com ritmo, o que torna a compreensão e a memorização mais fácil para o leitor, tornando-as mais criativas e atrativas.

O significado da palavra PARLENDA é “falar muito” e possui origem no latim, vindo do verbo parlare que significa “falar”.

  • Qual é a origem das Parlendas?

As parlendas surgiram da sabedoria popular e da história das tradições populares do Brasil, e fazem parte do folclore brasileiro. Por isso, são trasmitidas ao longo das gerações.

  • Características das Parlendas:

- Presença de rimas

- Presença de humor

- Texto curto

- Pode apresentar uma história incompleta (com início, mas sem meio e fim)

- Possui versos e estrofes

  • Exemplos de Parlendas

Parlendas são textos que possuem ritmo e são utilizados para ensinar ou brincar Parlendas são textos que possuem ritmo e são utilizados para ensinar ou brincar
Por Mariana Rigonatto

Você pode se interessar também

Português

Debate, gênero textual oral

Português

Diário, um gênero textual

Português

Seminário, um gênero textual

Últimos artigos

Pau-brasil

Pau-brasil foi o primeiro artigo que os portugueses exploraram durante a colonização. Era uma madeira conhecida por permitir a fabricação de um corante avermelhado.

Deuses gregos

Os deuses gregos formavam o chamado panteão da religião dos gregos. Na crença grega, eram imortais, mas tinham forma humana e sentimentos comuns aos dos humanos.

Macacos

Macacos são animais mamíferos da ordem dos primatas que, geralmente, são encontrados vivendo em grupos, os quais apresentam comportamento social.

Tutu

Tutu, no folclore brasileiro, é reconhecido como um monstro disforme que é muito associado com o bicho-papão, o monstro devorador de crianças.