Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Os vários significados que as palavras adquirem

Conheça mais uma novidade da língua que falamos, ao clicar aqui!

Dependendo do contexto (circunstância em que se dá a comunicação) as palavras adquirem sentidos diferentes Dependendo do contexto (circunstância em que se dá a comunicação) as palavras adquirem sentidos diferentes

De repente... nossa! Surgiu uma palavra da qual você não tem conhecimento. Ora, recorra ao dicionário, pois lá você encontrará tudo sobre o significado dela e até mais informações, tais como: se é um verbo, um substantivo, entre outros. E o seu conhecimento, a maneira como se expressa diante dos textos que constrói? Como ficam depois disso? Certamente que bastante ampliados, concorda?

Pois bem, essa foi somente uma sugestão para você não se esquecer nunca dessa importância. Mas o que conheceremos a partir de agora é que além daquele significado, considerado oficial, nas nossas conversas do dia a dia e até mesmo na escrita, usamos uma mesma palavra com sentidos diferentes. Tudo depende do momento, da circunstância em que falamos algo.

Dessa forma, para que tudo fique mais claro, observe os exemplos que seguem:


O gato é meu animal de estimação preferido.



Aqui o sentido de gato se refere ao do dicionário.


Nossa! Hoje você está um gato!




Já aqui, o sentido de gato está relacionado à beleza física, ou seja, ao modo como a pessoa está vestida, etc.


Antes das refeições, precisamos lavar as mãos.




Semelhantemente ao primeiro exemplo, as mãos se referem a membros do corpo humano.


Mamãe tem mãos de fada para fazer bolo de chocolate.




Mas aqui significa que ela faz um bolo muito, mas muito gostoso, isto é, estamos falando da habilidade que ela tem para cozinhar.

Assim como esses, há muitos outros casos. O que na verdade importa é que você acabou de conhecer mais um fato pertencente às muitas novidades que a Língua Portuguesa nos revela – denominado polissemia, que nada mais é que os vários sentidos que uma determinada palavra adquire, dependendo do que o emissor (pessoa que fala) deseja transmitir.

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Expressões idiomáticas

Português

Neologismos

Português

Os múltiplos significados entre as palavras

Português

Semântica

Últimos artigos

Brincadeiras juninas

As brincadeiras juninas são uma das partes mais divertidas da Festa Junina. A seguir, você verá dicas de 15 dessas brincadeiras!

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.