Qual matéria está procurando ?

Português

Português

O Português é uma língua feliz!

A alegria na ponta da língua: Saiba por que o português é uma língua feliz!

A língua portuguesa ficou em segundo lugar na pesquisa feita pela Universidade de Vermont que avaliou dez idiomas falados no mundo A língua portuguesa ficou em segundo lugar na pesquisa feita pela Universidade de Vermont que avaliou dez idiomas falados no mundo

Que o povo brasileiro tem fama de ser um povo feliz, todo mundo já sabia. Agora, o que você provavelmente não sabia é que a língua portuguesa foi considerada por cientistas especializados como uma das línguas mais felizes do mundo! Quer saber o porquê? O Escola Kids vai te explicar essa história direitinho!

A pesquisa foi feita nos Estados Unidos por uma equipe de investigadores da Universidade de Vermont. Esses pesquisadores coletaram cem mil palavras de dez idiomas diferentes: inglês, espanhol, francês, português, coreano, chinês, russo, indonésio e árabe. As palavras não foram escolhidas aleatoriamente: os cientistas selecionaram, em cada língua, as dez mil palavras mais usadas pelos falantes e pediram para que os nativos de cada um dos idiomas avaliassem cada palavra (uma lista reduzida delas) em uma espécie de “escala da felicidade”.


Foram selecionados dez mil vocábulos de cada idioma, e cada falante deveria avaliar a lista de palavras recebidas

Depois de mais de cinco milhões de avaliações, os cientistas chegaram à conclusão de que cada vocábulo de nossa língua é capaz de provocar diferentes reações e sensações, e as palavras da língua portuguesa são capazes de estimular nos falantes uma inclinação positiva! Na prática, isso é muito fácil de comprovar, pois quando somos alvo de palavras elogiosas, nosso comportamento muda perante as pessoas e o mundo. Quando ouvimos palavras aprazíveis, por serem sonoras ou até mesmo engraçadas, transformações químicas interessantes acontecem, o que faz desses “vocábulos sorridentes” verdadeiras músicas para os ouvidos!

No topo da lista ficou o espanhol, seguido pelo português e pelo inglês. Lá na lanterna, na pior posição da lista, ficou o chinês, avaliado como o idioma que registra a menor inclinação para palavras positivas! O estudo dos pesquisadores do Laboratório Computacional da Universidade de Vermont provou algo que o senso comum já sabia: existe uma relação íntima entre as palavras e o bom ou mau humor. Felizmente, os cientistas puderam observar que o ser humano, apesar de enfrentar tantas dificuldades no seu dia a dia, tende a usar mais palavras positivas do que negativas, não é legal?

Viu só? O Português é uma língua feliz!


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

História da Língua Portuguesa no mundo

Ciências

Transformações químicas

Últimos artigos

Presidente da república

Presidente da república é a autoridade máxima em nosso país. É eleito(a) por meio do voto popular para um mandato de quatro anos.

Porquinho-da-índia

O porquinho-da-índia é um mamífero roedor que possui corpo pequeno e orelhas curtas. Ele pode ser criado como animal de estimação.

Escambo

O escambo é uma modalidade de transação que foi muito comum na Antiguidade. Por meio desse acordo, realiza-se a troca de mercadorias ou serviços.

Nucleotídeo

O nucleotídeo é a subunidade que forma o DNA e o RNA. Cada nucleotídeo é constituído por um grupo fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada.