Qual matéria está procurando ?

Português

Português

O mundo divertido e absurdo dos limeriques

Entre risos e limeriques: Versos engraçados e curtinhos em apenas um clique!

Limerique. Conhece essa palavra? Ela é, no mínimo, engraçada, não é mesmo? Mas saiba que não se trata apenas de um vocábulo engraçadinho, pois o limerique, acredite você, é um tipo de poesia!

O limerique é um poema curtinho e bem-humorado. Mas de onde vem esse nome? Bom, estudiosos afirmam que os limeriques tiveram origem na cidade de Limerick, na Irlanda, e foram popularizados por Edward Lear, um artista, ilustrador e poeta inglês. Os limeriques são poemas sem sentido, repletos de um humor absurdo presente em apenas cinco versos.

Os limeriques seguem um padrão em sua composição: São cinco linhas - o primeiro, o segundo e o quinto versos rimam; o terceiro e o quarto são mais curtos que os outros e precisam rimar entre si. Um limerique não é feito desse jeito por acaso, pois composto assim ganha ritmo e todo mundo sabe que toda boa brincadeira precisa de ritmo, certo?

No Brasil, a arte do limerique também foi representada por escritores como Joaquim de Sousândrade e Clarice Lispector, sendo que os mais famosos foram escritos pela escritora de livros infantis Tatiana Belinky. Vamos ver alguns exemplos de limeriques?

Ao ver uma velha coroca

fritando um filé de minhoca

o Zé Minhocão

falou pro irmão:

Não achas melhor ir pra toca?”

Tatiana Belinky


Quando o assunto é limerique, Tatiana Belinky é mestre! A autora dedicou vários livros sobre o tema *

Você sabe o que é Cocanha?
Cocanha é uma terra estranha,
País que se esconde
Ninguém sabe onde -
Lugar misterioso, a Cocanha.

Tatiana Belinky

E aí? Ficou inspirado? Viu só como é fácil e divertido? Então, mãos à obra, solte a imaginação e faça seu próprio Limerique. Não esqueça: Se não for engraçado, não é limerique!

* A imagem que ilustra o artigo foi criada a partir das capas de livros da escritora Tatiana Belinky.


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Os limeriques são poemas curtinhos, compostos por apenas cinco versos, mas dotados de muito humor Os limeriques são poemas curtinhos, compostos por apenas cinco versos, mas dotados de muito humor
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Contos curtinhos

Português

Um texto diferente - A poesia

Português

Verso, Estrofe e Rima

Português

O universo encantado e multicolorido de Tatiana Belinky

Últimos artigos

Comparação

A comparação é a figura de linguagem que estabelece uma analogia entre dois elementos por meio de conectivos e expressões que explicitam o paralelo feito.

Alexandre, o Grande

Alexandre, o Grande foi um dos grandes nomes da Antiguidade, sendo rei da Macedônia por 13 anos, período em que conseguiu expandir seu império até a Índia.

Verbos regulares

Verbos regulares não sofrem alterações no radical e seguem uma estrutura básica nas flexões. São classificados em três conjugações: terminados em –ar, –er e –ir.

O que é patrimônio cultural?

Patrimônio cultural é qualquer objeto da cultura material e imaterial que é importante para a cultura de nossa sociedade e que, por isso, é preservado.