Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Nenhum ou nem um?

Dicas da língua portuguesa: Você sabe qual é o correto: Nenhum ou nem um? Clique e descubra a resposta!

Apesar de serem expressões parecidas no que diz respeito à sonoridade, os termos “nenhum” e “nem um” devem ser empregados em situações distintas Apesar de serem expressões parecidas no que diz respeito à sonoridade, os termos “nenhum” e “nem um” devem ser empregados em situações distintas

 Talvez você ainda não saiba, mas existem diferenças importantes entre as expressões nenhum e nem um. Certamente você não havia percebido antes porque, quando o assunto é sonoridade, as duas expressões são praticamente iguais, por isso nem sempre é possível diferenciá-las na oralidade. Contudo, é preciso ficar atento para fazer o uso adequado dos termos nos textos escritos, principalmente se você quer adequar-se à norma culta.

Para eliminar essa dúvida de português curiosa, o Escola Kids preparou um guia sobre as diferenças entre nenhum e nem um que você poderá consultar sempre que for preciso. Vamos lá? Boa leitura e bons estudos!

Nenhum ou nem um?

Diferenças linguísticas

Regra básica: O pronome indefinido nenhum pode ser trocado por outro equivalente: algum. Nem um, expressão formada pela conjunção nem seguida pelo numeral um, pode ser substituído por nem um sequer ou nem um só. Se você ficar na dúvida, basta seguir essa dica. Agora acompanhe uma explicação mais detalhada sobre o assunto:

Nem um: O que significa, como e quando utilizar essa expressão corretamente:

Nem um, expressão formada pela conjunção nem e pelo numeral um, equivale a nem um sequer ou nem um só (ou nem um único). Tem sentido quantitativo quando empregado em frases como estas:

Nem um colega da escola veio na minha festa.

Eu não ganhei nem um brinquedo!

Nem um outro amigo é mais legal do que você!

Nenhum: O que significa, como e quando utilizar o pronome indefinido corretamente:

Nenhum é um pronome indefinido variável, pois admite a flexão de gênero e número (nenhuma, nenhumas, *nenhuns). Equivale a algum, sendo sua forma negativa. Veja os exemplos:

Nenhuma casa resistiu ao tornado.

Nenhuma pessoa compareceu no lançamento do livro.

Dinheiro nenhum é capaz de comprar a felicidade.

*Nenhuns:

Achou estranho, não é mesmo? Pois saiba que o plural do pronome indefinido nenhum existe, apesar de ser pouco utilizado. Ele deve ser empregado quando o nenhum estiver antes de um substantivo no plural, concordando assim com esse termo. Veja só como ele pode aparecer em uma frase:

Não conheço nenhuns restaurantes nessa região.

Simples era a mobília, nenhuns adornos, uma estante de jacarandá, com livros grossos in-quarto e in-fólio; uma secretária, duas cadeiras de repouso e pouco mais” . (Machado de Assis, Helena).

Atenção!

Existem situações em que as duas expressões podem ser empregadas sem que haja prejuízo para a comunicação nos textos escritos. Isso acontece porque o pronome indefinido nenhum é resultado da aglutinação da conjunção nem com o numeral um. Veja alguns exemplos:

Nenhum aluno reclamou da avaliação de matemática.

ou

Nem um aluno reclamou da avaliação de matemática.


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Por Luana Castro Alves Perez

Você pode se interessar também

Português

A gente ou nós?

Português

Tipos de pronomes

Últimos artigos

Presidente da república

Presidente da república é a autoridade máxima em nosso país. É eleito(a) por meio do voto popular para um mandato de quatro anos.

Porquinho-da-índia

O porquinho-da-índia é um mamífero roedor que possui corpo pequeno e orelhas curtas. Ele pode ser criado como animal de estimação.

Escambo

O escambo é uma modalidade de transação que foi muito comum na Antiguidade. Por meio desse acordo, realiza-se a troca de mercadorias ou serviços.

Nucleotídeo

O nucleotídeo é a subunidade que forma o DNA e o RNA. Cada nucleotídeo é constituído por um grupo fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada.