Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Intenção ou intensão?

Intenção ou intensão? As duas formas existem! Aprenda a usá-las!

As palavras homônimas provocam dúvidas no momento da escrita. Quando usar as palavras intenção e intensão? As palavras homônimas provocam dúvidas no momento da escrita. Quando usar as palavras intenção e intensão?

À primeira vista, a palavra “intensão”, escrita assim, com s, pode nos parecer estranha e até descartamos que ela possa existir com essa ortografia. Imediatamente pensamos na palavra “intenção”, escrita dessa maneira, com ç. Pois saiba que as duas formas estão corretas, com s e ç, contudo, as duas palavras apresentam significados diferentes.

As palavras intenção e intensão possuem o mesmo som, mas ortografias diferentes. Elas representam o que chamamos de palavras homônimas — ocorrência comum na Língua Portuguesa, mas que pode nos induzir ao erro na hora de escrevermos um texto. Veja só alguns exemplos em nossa língua:

conserto/concerto

serrar/cerrar

coser/cozer

apressar/apreçar

asserto/acerto

caçar/cassar

expiar/espiar

tachar/taxar

incipiente/insipiente

expectador/espectador

E tem muito mais! Por isso, fique atento às diferenças entre intenção e intensão:

A palavra Intenção refere-se a um pensamento, um intento, um propósito. Já intensão refere-se a um aumento de tensão, de intensidade, de força ou de energia. Vamos observar o uso dos dois substantivos:

Intenção: Mariana tem intenção de estudar para formar-se psicóloga.

Os dois suspeitos pareciam mal-intencionados.

Intensão: A meteorologia prevê uma intensão no calor durante os próximos dias.

Notando intensão na dor que sentia, Carlos decidiu procurar a ajuda de um médico.

As palavras homônimas, apesar da semelhança fonética e da mesma estrutura fonológica, são inteiramente distintas em relação à significação. Sendo assim, serão diferenciadas de acordo com o contexto em que forem empregadas. Então você já sabe, quando se deparar com a palavra intensão, fique tranquilo, ela existe e está escrita de maneira correta!


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Significado das palavras

Últimos artigos

Presidente da república

Presidente da república é a autoridade máxima em nosso país. É eleito(a) por meio do voto popular para um mandato de quatro anos.

Porquinho-da-índia

O porquinho-da-índia é um mamífero roedor que possui corpo pequeno e orelhas curtas. Ele pode ser criado como animal de estimação.

Escambo

O escambo é uma modalidade de transação que foi muito comum na Antiguidade. Por meio desse acordo, realiza-se a troca de mercadorias ou serviços.

Nucleotídeo

O nucleotídeo é a subunidade que forma o DNA e o RNA. Cada nucleotídeo é constituído por um grupo fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada.