Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Intenção ou intensão?

Intenção ou intensão? As duas formas existem! Aprenda a usá-las!

À primeira vista, a palavra “intensão”, escrita assim, com s, pode nos parecer estranha e até descartamos que ela possa existir com essa ortografia. Imediatamente pensamos na palavra “intenção”, escrita dessa maneira, com ç. Pois saiba que as duas formas estão corretas, com s e ç, contudo, as duas palavras apresentam significados diferentes.

As palavras intenção e intensão possuem o mesmo som, mas ortografias diferentes. Elas representam o que chamamos de palavras homônimas — ocorrência comum na Língua Portuguesa, mas que pode nos induzir ao erro na hora de escrevermos um texto. Veja só alguns exemplos em nossa língua:

conserto/concerto

serrar/cerrar

coser/cozer

apressar/apreçar

asserto/acerto

caçar/cassar

expiar/espiar

tachar/taxar

incipiente/insipiente

expectador/espectador

E tem muito mais! Por isso, fique atento às diferenças entre intenção e intensão:

A palavra Intenção refere-se a um pensamento, um intento, um propósito. Já intensão refere-se a um aumento de tensão, de intensidade, de força ou de energia. Vamos observar o uso dos dois substantivos:

Intenção: Mariana tem intenção de estudar para formar-se psicóloga.

Os dois suspeitos pareciam mal-intencionados.

Intensão: A meteorologia prevê uma intensão no calor durante os próximos dias.

Notando intensão na dor que sentia, Carlos decidiu procurar a ajuda de um médico.

As palavras homônimas, apesar da semelhança fonética e da mesma estrutura fonológica, são inteiramente distintas em relação à significação. Sendo assim, serão diferenciadas de acordo com o contexto em que forem empregadas. Então você já sabe, quando se deparar com a palavra intensão, fique tranquilo, ela existe e está escrita de maneira correta!


Por Luana Castro
Graduada em Letras

As palavras homônimas provocam dúvidas no momento da escrita. Quando usar as palavras intenção e intensão? As palavras homônimas provocam dúvidas no momento da escrita. Quando usar as palavras intenção e intensão?
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Significado das palavras

Últimos artigos

Período Helenístico

Período Helenístico foi iniciado com a conquista da Grécia pelos macedônicos e ficou marcado pela difusão da cultura grega a partir do reinado de Alexandre, o Grande.

Império Carolíngio

Império Carolíngio foi a continuidade do Reino dos Francos sob o controle da Dinastia Carolíngia, iniciada por Pepino, o Breve em meados do século VII.

Civilização Micênica

Civilização Micênica foi uma das grandes civilizações do período de formação do povo grego, conhecida por suas grandes cidades fortificadas e pelo seu bom comércio.

Peste de Atenas

Peste de Atenas foi uma epidemia que atingiu essa cidade grega em 430-427 a.C., bem no início da Guerra do Peloponeso, causando milhares de mortes.