Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Hipertexto

Quer saber o que a Linguística e a Tecnologia têm em comum? Clique e saiba o que é o hipertexto!

O hipertexto permite que o leitor construa seu percurso de leitura acessando links e hiperlinks, formando uma interessante rede de informações O hipertexto permite que o leitor construa seu percurso de leitura acessando links e hiperlinks, formando uma interessante rede de informações

 Você já deve ter ouvido falar sobre os tipos de intertextualidade, não é mesmo? Pois bem, existe um tipo de intertextualidade chamado hipertexto, elemento que geralmente está relacionado com a tecnologia. Enquanto você lê este artigo, por exemplo, você provavelmente está construindo um hipertexto. Ficou curioso, quer saber do que ele se trata? O Escola Kids vai explicar essa história direitinho para você.

Quando lemos algum conteúdo disponibilizado na internet, seja para nos informar, seja para fazer um trabalho da escola, e percorremos inúmeros sites em busca de uma informação específica, estamos trabalhando com a noção de hipertexto, que nada mais é do que o resultado da informação obtida através de vários textos e é formado através do acesso a links e hiperlinks. Quando você está lendo determinada página da internet e clica em um hiperlink, você é redirecionado para outro texto e, nesse movimento, está construindo uma interessante rede de informações.

O hipertexto está muito associado à informática, mas também pode acontecer nos livros físicos. Quando você está lendo e de repente fica em dúvida sobre uma determinada palavra, por exemplo, você pode parar a leitura e buscar o auxílio de um dicionário ou enciclopédia, não é mesmo? Alguns livros já vêm com as conhecidas notas de rodapé, que trazem informações auxiliares sobre alguma expressão ou palavra incomum. Quando você busca essa explicação, você também está construindo um hipertexto. A diferença é que, nas mídias digitais, você tem acesso ao hipertexto de maneira instantânea, basta um clique no mouse ou um simples toque na tela e pronto, não foi preciso sair do lugar para buscar aquilo que se queria saber.


As inovações tecnológicas nos permitem acessar diversos textos em qualquer lugar e a qualquer hora do dia, basta estar conectado à internet

E sobre a origem do hipertexto? Que tal saber um pouco mais?

Quem inventou este termo, hipertexto, foi um norte-americano chamado Ted Nelson, filósofo, sociólogo e pioneiro da Tecnologia da Informação. Lá nos anos sessenta, há mais de cinquenta anos, ele imaginou que um dia seria possível acessar textos eletrônicos disponíveis através de uma tecnologia radicalmente nova. Naquela época, a ideia de Ted Nelson poderia soar estranha e até mesmo serviria de roteiro para um filme de ficção científica, mas o tempo e as inovações tecnológicas provaram que ele estava certo! Primeiro o computador, em seguida a internet - que se popularizou nos anos 90 - e depois os diversos suportes tecnológicos portáteis (tablets, smartphones etc.) que nos permitem acessar os tais “textos eletrônicos” em qualquer lugar e a qualquer hora do dia!

Graças à ideia brilhante de Nelson, hoje os processos de leitura são mais dinâmicos, o que permite ao leitor construir seu percurso de leitura da maneira que lhe for mais conveniente. A qualquer momento ele pode mudar seu caminho e escolher uma nova informação que se adapte melhor àquilo que busca. Isso acontece porque o hipertexto permite múltiplas leituras em diferentes direções, provando que os processos de leitura e escrita vêm sofrendo inúmeras modificações ao longo da história. Nós, leitores, também estamos construindo uma nova relação com o conhecimento, que a cada dia que passa está mais acessível através da internet. Portanto, aproveite todos os recursos tecnológicos disponíveis para aprender e conhecer cada vez mais!


Por Luana Castro
Graduada em Letras 

Por Luana Castro Alves Perez

Você pode se interessar também

Português

Gêneros digitais

Português

Internetês

Português

Intertextualidade

Geografia

Meios de comunicação | Ensino Fundamental I

Últimos artigos

Presidente da república

Presidente da república é a autoridade máxima em nosso país. É eleito(a) por meio do voto popular para um mandato de quatro anos.

Porquinho-da-índia

O porquinho-da-índia é um mamífero roedor que possui corpo pequeno e orelhas curtas. Ele pode ser criado como animal de estimação.

Escambo

O escambo é uma modalidade de transação que foi muito comum na Antiguidade. Por meio desse acordo, realiza-se a troca de mercadorias ou serviços.

Nucleotídeo

O nucleotídeo é a subunidade que forma o DNA e o RNA. Cada nucleotídeo é constituído por um grupo fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada.