Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Haja vista ou haja visto?

Haja vista ou haja visto? Saiba como usar a expressão “haja vista” e aprenda como é realizada a concordância com o substantivo.

“Haja vista” é uma expressão consagrada pela gramática da língua portuguesa “Haja vista” é uma expressão consagrada pela gramática da língua portuguesa

Observe a oração a seguir e tente completá-la com a expressão mais adequada:

____________ os exemplos citados anteriormente pelo autor.

( ) Haja vista ( ) Haja visto ( ) Hajam vista

A expressão mais adequada é “haja vista”, mas você sabe o porquê? Para responder a essa questão, devemos lembrar que o referido termo é uma expressão verbal perifrástica, ou seja, é uma forma verbal desenvolvida equivalente à forma sintética “veja”. Assim, nesse exemplo, o segmento “vista” será somente empregado no feminino, pois possui o sentido de “olho” ao fazer referência à vista.

Outro ponto é a concordância do verbo “haver”, que, nesse caso, será invariável independentemente do número do substantivo seguinte.

Por fim, é necessário notar que “haja vista” possui o significado de “por causa de”, “veja”, “devido a”, “visto que”, “já que”, “tendo em vista”, “considerando-se”, “a julgar por”, etc., e é utilizado como conjunção subordinativa.

Veja mais alguns exemplos do uso dessa expressão:

Haja vista os documentos apresentados, a bolsa foi concedida.

Nossos lucros cresceram, haja vista as últimas vendas.

Por Mariana Rigonatto

Você pode se interessar também

Português

Formas nominais do verbo

Últimos artigos

Epiglote

Epiglote é uma estrutura cartilaginosa que atua como uma válvula. Essa válvula se fecha durante o ato de engolir, impedindo que o alimento entre na via respiratória.

Héstia

Héstia era uma divindade presente nos mitos gregos, considerada a personificação da lareira. Era a deusa do lar, da hospitalidade e da vida doméstica.

Papiro

Papiro é uma planta aquática que era encontrada ao longo do rio Nilo e utilizada para a fabricação de uma superfície para registro de textos.

Hades

Hades era um dos deuses mais tradicionais de toda a mitologia grega, conhecido como senhor do submundo, local para onde iam as almas dos mortos para os gregos.