Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Haja vista ou haja visto?

Haja vista ou haja visto? Saiba como usar a expressão “haja vista” e aprenda como é realizada a concordância com o substantivo.

Observe a oração a seguir e tente completá-la com a expressão mais adequada:

____________ os exemplos citados anteriormente pelo autor.

( ) Haja vista ( ) Haja visto ( ) Hajam vista

A expressão mais adequada é “haja vista”, mas você sabe o porquê? Para responder a essa questão, devemos lembrar que o referido termo é uma expressão verbal perifrástica, ou seja, é uma forma verbal desenvolvida equivalente à forma sintética “veja”. Assim, nesse exemplo, o segmento “vista” será somente empregado no feminino, pois possui o sentido de “olho” ao fazer referência à vista.

Outro ponto é a concordância do verbo “haver”, que, nesse caso, será invariável independentemente do número do substantivo seguinte.

Por fim, é necessário notar que “haja vista” possui o significado de “por causa de”, “veja”, “devido a”, “visto que”, “já que”, “tendo em vista”, “considerando-se”, “a julgar por”, etc., e é utilizado como conjunção subordinativa.

Veja mais alguns exemplos do uso dessa expressão:

Haja vista os documentos apresentados, a bolsa foi concedida.

Nossos lucros cresceram, haja vista as últimas vendas.

“Haja vista” é uma expressão consagrada pela gramática da língua portuguesa “Haja vista” é uma expressão consagrada pela gramática da língua portuguesa
Por Mariana Rigonatto

Você pode se interessar também

Português

Formas nominais do verbo

Últimos artigos

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.