Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Haja vista ou haja visto?

Haja vista ou haja visto? Saiba como usar a expressão “haja vista” e aprenda como é realizada a concordância com o substantivo.

“Haja vista” é uma expressão consagrada pela gramática da língua portuguesa “Haja vista” é uma expressão consagrada pela gramática da língua portuguesa

Observe a oração a seguir e tente completá-la com a expressão mais adequada:

____________ os exemplos citados anteriormente pelo autor.

( ) Haja vista ( ) Haja visto ( ) Hajam vista

A expressão mais adequada é “haja vista”, mas você sabe o porquê? Para responder a essa questão, devemos lembrar que o referido termo é uma expressão verbal perifrástica, ou seja, é uma forma verbal desenvolvida equivalente à forma sintética “veja”. Assim, nesse exemplo, o segmento “vista” será somente empregado no feminino, pois possui o sentido de “olho” ao fazer referência à vista.

Outro ponto é a concordância do verbo “haver”, que, nesse caso, será invariável independentemente do número do substantivo seguinte.

Por fim, é necessário notar que “haja vista” possui o significado de “por causa de”, “veja”, “devido a”, “visto que”, “já que”, “tendo em vista”, “considerando-se”, “a julgar por”, etc., e é utilizado como conjunção subordinativa.

Veja mais alguns exemplos do uso dessa expressão:

Haja vista os documentos apresentados, a bolsa foi concedida.

Nossos lucros cresceram, haja vista as últimas vendas.

Por Mariana Rigonatto

Você pode se interessar também

Português

Formas nominais do verbo

Português

Há pouco ou a pouco?

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.