Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Derivação Imprópria

Descubra as características da derivação imprópria.

Se o assunto é a derivação imprópria, não precisa ficar em dificuldade, basta entender que nesse processo há mudança na classe gramatical da palavra Se o assunto é a derivação imprópria, não precisa ficar em dificuldade, basta entender que nesse processo há mudança na classe gramatical da palavra

A derivação de palavras é um processo que vem enriquecer o vocabulário da língua. Já pensou como seriam escassos nossos textos orais e escritos se só existissem as palavras primitivas? Graças ao processo de formação de palavras, isso não acontece, pois, através dele, há a criação de novos vocábulos.

No processo de derivação, é comum que as palavras primitivas originem outras palavras através da inserção de afixos (prefixos e sufixos). Entretanto, existe um processo de derivação que não segue nenhum desses critérios, pois nele não há modificação na estrutura da palavra, mas sim em sua classe gramatical.

Exemplificando:

  1. O não deve fazer parte do vocabulário dos pequenos para que não cresçam sem limites.
  2. Participei de um papo cabeça ontem.
  3. O jantar foi perfeito.
  4. Como eu queria um sim como resposta.
  5. O olhar arrebatador foi irresistível.

Como é possível perceber nas palavras sublinhadas acima, elas não sofreram modificações em sua estrutura, no entanto, todas as palavras exemplificam o processo de formação por derivação imprópria. Isso acontece porque todas elas mudaram sua classe gramatical.

Nos exemplos 1 e 4, o advérbio ganhou status de substantivo, sendo, inclusive, acompanhado pelo artigo. No exemplo 2, o substantivo cabeça aparece como adjetivo, uma vez que caracteriza o substantivo “papo”. Nos exemplos 3 e 5, temos verbos exercendo o papel de substantivo.

Então não esqueça:

A derivação imprópria ocorrerá todas as vezes em que as palavras mudarem sua classe gramatical original para outra, dependendo do contexto em que estiverem inseridas. Atente também para a questão de que não há modificação estrutural nas palavras, só há mudança em sua classe gramatical.


Por Mayra Pavan
Graduada em Letras

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Derivação

Últimos artigos

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.