Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Concordância do verbo ser

Você sabe como se dá a concordância do verbo ser? Se não, não se preocupe, pois é só clicar e conferir!

O princípio básico da concordância verbal, obviamente que você conhece, é demarcado pelo fato de o verbo concordar com o sujeito em pessoa (eu, tu, ele...) e número (singular ou plural). Caso não se lembre mais desse assunto, que tal acessar o texto Concordãncia Verbal?

Contudo, existem alguns verbos que possuem algumas particularidades que muitas vezes fogem desse critério básico, digamos assim, como é o caso do verbo haver e também do verbo ser. Dessa forma, por se tratar de algumas regrinhas das quais devemos ter conhecimento, é sempre bom ficarmos atentos a todas elas, principalmente no momento em que estamos redigindo, pois como você sabe, a modalidade escrita requer competência, acima de tudo. 

Vejamos então como se dá a concordância do verbo ser:

* Quando o sujeito ou o predicativo é nome de pessoa, a concordância se dá com a pessoa.

Beatriz era as preocupações da família.

* O verbo ser concorda com o pronome pessoal, atuando esse (o pronome) na qualidade de sujeito ou predicativo:

O Brasil somos nós.

Eles eram o Colégio.
      

* No caso de o sujeito e o predicativo serem nomes referentes à coisa, bem como possuírem números distintos, o verbo ser concorda, preferencialmente, com que o que está no plural.

Suas atitudes são o segredo da boa convivência.
         

* Em se tratando das expressões que indicam quantidades, tais como medida, peso, valor, etc., o verbo ser fica invariável.

Dez mil é pouco.
Cinco quilômetros é suficiente.
Vinte quilos é demais.

* O verbo ser, na indicação de horas e distância, poderá concordar com o predicativo.

É uma hora.

São dois quilômetros.

 

A concordância do verbo ser está relacionada a critérios específicos A concordância do verbo ser está relacionada a critérios específicos
Por Escola Kids

Últimos artigos

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.

Animais onívoros

Animais onívoros são aqueles que podem alimentar-se de algas ou plantas e também de outros animais. Porcos e baratas são exemplos de animais onívoros.

Réveillon e Ano-Novo

O Réveillon e o Ano-Novo são datas comemorativas de final e início de ano e remetem a comemorações diferentes.

Revolução Praieira

A Revolução Praieira foi a última revolução provincial que aconteceu no Brasil durante o período monárquico e abalou Pernambuco, de 1848 a 1850.