Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Concordância do verbo ser

Você sabe como se dá a concordância do verbo ser? Se não, não se preocupe, pois é só clicar e conferir!

A concordância do verbo ser está relacionada a critérios específicos A concordância do verbo ser está relacionada a critérios específicos

O princípio básico da concordância verbal, obviamente que você conhece, é demarcado pelo fato de o verbo concordar com o sujeito em pessoa (eu, tu, ele...) e número (singular ou plural). Caso não se lembre mais desse assunto, que tal acessar o texto Concordãncia Verbal?

Contudo, existem alguns verbos que possuem algumas particularidades que muitas vezes fogem desse critério básico, digamos assim, como é o caso do verbo haver e também do verbo ser. Dessa forma, por se tratar de algumas regrinhas das quais devemos ter conhecimento, é sempre bom ficarmos atentos a todas elas, principalmente no momento em que estamos redigindo, pois como você sabe, a modalidade escrita requer competência, acima de tudo. 

Vejamos então como se dá a concordância do verbo ser:

* Quando o sujeito ou o predicativo é nome de pessoa, a concordância se dá com a pessoa.

Beatriz era as preocupações da família.

* O verbo ser concorda com o pronome pessoal, atuando esse (o pronome) na qualidade de sujeito ou predicativo:

O Brasil somos nós.

Eles eram o Colégio.
      

* No caso de o sujeito e o predicativo serem nomes referentes à coisa, bem como possuírem números distintos, o verbo ser concorda, preferencialmente, com que o que está no plural.

Suas atitudes são o segredo da boa convivência.
         

* Em se tratando das expressões que indicam quantidades, tais como medida, peso, valor, etc., o verbo ser fica invariável.

Dez mil é pouco.
Cinco quilômetros é suficiente.
Vinte quilos é demais.

* O verbo ser, na indicação de horas e distância, poderá concordar com o predicativo.

É uma hora.

São dois quilômetros.

 

Por Escola Kids

Últimos artigos

Revolta da Armada

Revolta da Armada foi um levante armado organizado por membros da Marinha, em 1893. Esse movimento se deu pela forte oposição da Marinha a Floriano Peixoto.

Símbolos nacionais

Símbolos nacionais são quatro símbolos que, por determinação da nossa lei, representam a nação brasileira.

Guerra do Contestado

Guerra do Contestado foi um conflito que se estendeu de 1912 a 1916 e mesclou insatisfação social com messianismo religioso.

Encontro vocálico

O encontro vocálico ocorre quando uma vogal e uma semivogal aparecem uma depois da outra em uma palavra. Há três tipos de encontro vocálico: o ditongo, o tritongo e o hiato.