Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Cinco superdicas sobre dúvidas verbais

Por dentro das classes gramaticais: Clique e confira cinco superdicas sobre dúvidas verbais!

por Luana Castro Alves Perez
A ou há? Faz ou fazem? Perda ou perca? Falta ou faltam? Essas perguntas estão entre as principais dúvidas verbais que atormentam os falantes! A ou há? Faz ou fazem? Perda ou perca? Falta ou faltam? Essas perguntas estão entre as principais dúvidas verbais que atormentam os falantes!

Verbos, verbos, verbos... Existe uma classe de palavras mais interessante – e complexa – do que essa? São muitos os tempos, os modos e as formas verbais, variações que deixam esse capítulo da gramática ainda mais desafiador. Os verbos apresentam muitas peculiaridades, por isso é normal que surjam dúvidas verbais em nossas atividades discursivas. Eliminar essas dúvidas é essencial para quem quer falar e, principalmente, escrever bem.

Para ajudá-lo(a) a afastar de vez os principais desvios linguísticos relacionados com os verbos, o Escola Kids preparou cinco dicas de português que serão úteis no seu dia a dia. Anote-as em um caderninho ou consulte nossa página sempre que houver uma dúvida. Bons estudos!

Cinco superdicas sobre dúvidas verbais

1ª Dica → A / Há

Conheci minha melhor amiga há dois anos

ou

Conheci minha melhor amiga a dois anos?

Você acertou se apostou na primeira opção, “Conheci minha melhor amiga há dois anos”. É importante que você saiba que, para indicar tempo transcorrido, devemos empregar o verbo haver. Mas se você ficar em dúvida, basta substituir o verbo haver pelos verbos ter ou fazer. Veja o exemplo: Conheci minha melhor amiga tem/faz dois anos.

2ª Dica → Perca / Perda

As perdas causadas pela tempestade são incalculáveis

ou

As percas causadas pela tempestade são incalculáveis?

Resposta certa: “As perdas causadas pela tempestade são incalculáveis”. Perda é um substantivo cujo significado é privar-se (excluir) de alguém ou algo que se tinha anteriormente. Perca é uma flexão do verbo perder e pode ser utilizada na seguinte situação: Espero que você nunca perca seus sonhos!

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

3ª Dica → Assistir / Assistir a:

Ontem assistimos o espetáculo teatral

ou

Ontem assistimos ao espetáculo teatral?

Quando o verbo assistir apresentar o sentido de ver, ele pedirá a preposição “a”, portanto, a resposta correta é “Ontem assistimos ao espetáculo teatral”. Se ele apresentar o sentido de ajudar, acompanhar ou assessorar, será transitivo direto, ou seja, não pedirá o uso da preposição. Exemplo: A instituição assiste crianças carentes.

4ª Dica → Fazem / faz

Fazem três anos que não vejo meus avós

ou

Faz três anos que não vejo meus avós?

O certo é “Faz três anos que não vejo meus avós”. Quando indicar tempo transcorrido, o verbo fazer deve ficar na 3ª pessoa do singular.

5ª Dica → Falta / Faltam

Falta 20 dias para o início das férias

ou

Faltam 20 dias para o início das férias?

Se você escolheu a segunda opção, você acertou! Na primeira oração, o verbo faltar não está concordando com o sujeito da frase. Se você ficar em dúvida, basta perguntar quem ou o que realiza a ação do verbo, nesse caso, o que é que falta? 20 dias faltam, portanto, o verbo deve ser flexionado no plural.

Você pode se interessar também

Português

Verbos

Últimos artigos

Modernismo

O Modernismo foi o principal movimento literário do século XX e teve manifestações na Europa e no Brasil.

Noradrenalina

A noradrenalina ou norepinefrina atua como hormônio e neurotransmissor. Entre suas funções, podemos destacar a ação vasodilatadora e a degradação do glicogênio em glicose.

China

A China é um país localizado no continente asiático e que concentra a maior população do mundo. É atualmente um dos países em maior ascensão econômica.

Guerra das Rosas

A Guerra das Rosas foi um conflito que se arrastou pela segunda metade do século XV, na Inglaterra, e colocou York e Lancaster na disputa pelo trono inglês.