Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Caricatura

Leia este artigo e saiba mais sobre a caricatura, um desenho que destaca as características de pessoas, animais e objetos.

A caricatura é um desenho cujo objetivo é exagerar as características mais marcantes do ser ou objeto caricaturado A caricatura é um desenho cujo objetivo é exagerar as características mais marcantes do ser ou objeto caricaturado

A palavra caricatura é de origem italiana (caricare) e significa “exagerar as proporções de alguma coisa ou alguém”. Enquanto manifestação artística, a caricatura é um texto não verbal que surgiu no século XVII com a publicação das obras do artista italiano Agostino Carracci da Bolonha, o qual criou uma galeria com caricaturas dos tipos populares da sua cidade. Bolonha e outros artistas, como Domenichino, Guercino e Pier Leone Ghezzi, foram considerados os primeiros artistas que se dedicaram à arte da caricatura.

De maneira geral, trata-se de um desenho no qual são enfatizadas e exageradas as características do objeto desenhado. Por meio da caricatura, os artistas criam retratos bem-humorados, distorcendo os traços reais e destacando os detalhes dos aspectos físicos do objeto caricaturado, como nariz avantajado, topete, gestos, vícios, hábitos particulares etc.

A seguir, observe as caricaturas do revolucionário indiano Mahatma Gandhi e do escritor renascentista William Shakespeare, respectivamente:

Leia também a respeito dos Cartuns, Charges e Histórias em quadrinhos. Bons estudos!

 

Por Ma. Luciana Kuchenbecker Araújo

Por Luciana Kuchenbecker Araújo

Você pode se interessar também

Português

Cartum e charge

Português

Charge

Português

História em quadrinhos

Português

Linguagem verbal e não verbal

Últimos artigos

Cerebelo

Cerebelo é uma parte do encéfalo e está relacionado, entre outras funções, com a manutenção do nosso equilíbrio, postura e ajuste dos movimentos corporais.

Tríplice Aliança

Tríplice Aliança foi um acordo militar assinado, em maio de 1882, por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, que procuravam se proteger de França e Rússia principalmente.

Raposa

Raposa é um nome popular usado para se referir a alguns representantes da família Canidae, a mesma família dos cães e lobos. São animais onívoros e geralmente solitários.

Aranha-armadeira

Aranha-armadeira pode ser encontrada em todo território brasileiro. Recebe essa denominação devido à posição que assume quando se sente ameaçada.