Qual matéria está procurando ?

Português

Português

As milhares ou os milhares?

As milhares ou os milhares? Você sabe a resposta? Ficou em dúvida? Clique e acompanhe uma superdica de concordância!

por Amanda Gonçalves Ribeiro
Por ser um substantivo masculino, a palavra milhares deve ser antecedida por artigos, pronomes e numerais flexionados corretamente Por ser um substantivo masculino, a palavra milhares deve ser antecedida por artigos, pronomes e numerais flexionados corretamente

Observe as duas frases a seguir e responda rápido:

As milhares de pessoas reuniram-se na avenida
ou
Os milhares de pessoas reuniram-se na avenida?

    Então, qual é a forma adequada, as milhares ou os milhares? Aposto que você respondeu que a primeira alternativa está correta, não é mesmo? Pois é, essa é mais uma pegadinha da língua portuguesa, pois, na verdade, a alternativa correta é a segunda: os milhares de pessoas reuniram-se na avenida. Achou estranho, parece que está faltando concordância entre o numeral e o artigo? Fique tranquilo, o Escola Kids vai explicar essa história direitinho para você!

    O vocábulo milhar, de acordo com a classificação da língua portuguesa, é um numeral e também um substantivo masculino. Acontece que muitas pessoas pensam que ele é um substantivo feminino e, por isso, fazem a concordância de maneira equivocada. Nós sabemos que os substantivos masculinos não admitem concordância no feminino, portanto, os numerais, pronomes e artigos que os antecedem não podem ficar no feminino. A regra também vale para as palavras milhões e bilhões. Observe os exemplos:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Foram armazenados dois milhares de sacas de arroz no armazém.
Os bilhões de habitantes da Terra sofrem os efeitos do aquecimento global.
Cerca de dois milhões de candidatos farão o vestibular no final de semana.
Os milhares de pessoas comemoram a vitória do time.
Alguns milhares de pessoas compareceram ao estádio.
Dos milhões de crianças daquele país, apenas metade tem acesso à escola.


Milhares, milhões e bilhões são substantivos masculinos, portanto, os pronomes, artigos e numerais que os antecedem devem ser devidamente flexionados.

    Contudo, é preciso tomar cuidado para não esquecer que a regra não vale para a palavra mil. Isso porque mil é apenas um numeral e, por isso, o artigo ou o numeral que o acompanhe concordará com o substantivo. Observe:

Dois mil alunos foram ao congresso de ciências.
Duas mil pessoas assistiram ao filme no final de semana.

    Viu só? Gostou da nossa dica de concordância? Agora que você já sabe a forma correta, basta ficar atento para não errar. Bons estudos!


Por Luana Castro
Graduada em Letras
 

Você pode se interessar também

Português

Pronomes

Português

Gênero do substantivo

Português

Artigos

Português

Numerais

Últimos artigos

Superbactérias

Superbactérias ou bactérias multirresistentes é o nome dado às bactérias que são resistentes a vários antibióticos, fato que dificulta o tratamento de infecções.

Coala

O coala é um animal australiano que pertence à ordem Diprotodontia, a mesma ordem em que estão presentes os wallabies e cangurus.

Corrida espacial

A corrida espacial foi uma disputa realizada entre americanos e soviéticos, entre 1957 e 1975, na qual procuravam realizar grandes avanços na exploração espacial.

Sputnik, o primeiro satélite artificial da Terra

Os soviéticos foram os responsáveis por lançar o primeiro satélite artificial que orbitou a Terra em 1957. Esse feito deu início à conhecida corrida espacial.