Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Ambiguidade

Dificuldades para interpretar e ser interpretado? Acabe de vez com a ambiguidade!

Ambiguidade. Você conhece essa palavra? Saiba que a palavra ambiguidade é sinônimo de confusão à vista!

A palavra ambiguidade vem do latim ambiguitas, cujo significado é incerteza ou equívoco. Portanto, todas as vezes que uma palavra ou expressão apresentar duplicidade de sentidos, dizemos que ela é ambígua, pois permite mais de uma interpretação. Na Literatura, a ambiguidade é utilizada com valor poético, sendo assim uma construção permitida. Mas fora dessa circunstância, a ambiguidade é tratada como um erro de construção e deve ser evitada, afinal de contas, queremos ser compreendidos, não é verdade? Veja alguns exemplos de ambiguidade:

O casal marcou o encontro perto do banco.

→ Qual banco? O banco da praça ou o banco instituição financeira?

Carolina pediu a João para sair.

→ Carolina pediu a João para que ela saísse ou pediu a João para que ele saísse?

Crianças que comem doce frequentemente têm cáries.

→ Crianças que sempre comem doce têm cáries ou todas as crianças que comem doce, mesmo que não seja de maneira frequente, têm cáries?

Observe algumas alterações que podem eliminar a ambiguidade nos exemplos citados:

O casal marcou o encontro perto do banco da praça General Osório.

ou

O casal marcou o encontro perto do Banco Central.

Carolina pediu permissão a João para sair.

ou

Carolina pediu a João que ele saísse.

Crianças que comem doce com frequência têm cáries.

ou

Frequentemente, as crianças que comem doce têm cáries.

Você percebeu que com simples alterações a ambiguidade das frases foi eliminada? Portanto, fique atento, pois a ambiguidade é um vício de linguagem que prejudica em muito o entendimento de uma mensagem. Lembre-se: para que uma comunicação aconteça de maneira satisfatória, ela precisa ser clara e coerente.


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Considerada um vício de linguagem, a ambiguidade é responsável pela duplicidade de interpretações em um texto e, por isso, deve ser evitada Considerada um vício de linguagem, a ambiguidade é responsável pela duplicidade de interpretações em um texto e, por isso, deve ser evitada
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Aprendendo a escrever corretamente

Português

Vícios de linguagem

Últimos artigos

Tutu

Tutu, no folclore brasileiro, é reconhecido como um monstro disforme que é muito associado com o bicho-papão, o monstro devorador de crianças.

Leopardos

Leopardos são felinos de grande porte, muito ágeis, encontrados na África e Ásia. Atualmente são consideradas nove subespécies desses animais.

Rinocerontes

Rinocerontes são animais de grande porte encontrados na África e Ásia. São animais solitários, territorialistas e que podem viver cerca de 50 anos.

Animais ovíparos, ovovivíparos e vivíparos

Quando falamos em animais ovíparos, ovovivíparos e vivíparos, estamos nos referindo ao local onde o embrião de uma espécie se desenvolve.