Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Sudoku

Aprenda a montar um Sudoku! Confira regras e dicas do jogo.

por Amanda Gonçalves Ribeiro
Sudoku – O quebra-cabeça japonês Sudoku – O quebra-cabeça japonês

Sudoku é um quebra-cabeça milenar de origem japonesa. Esse jogo estimula o raciocínio lógico-matemático, além de estimular o pensamento estratégico. Em geral, encontramos o sudoku em revistas de palavras-cruzadas ou em revistinhas próprias de sudoku. A ideia do jogo é bastante simples: preencher uma grade de 9 quadrados na horizontal por 9 quadrados na vertical de modo que, em cada linha, em cada coluna e em cada quadrado maior, haja números de 1 a 9 sem repetir nenhum deles. Veja a imagem abaixo para não ter dúvidas:

Orientações sobre o Sudoku

Orientações sobre o Sudoku.

Vamos então tentar resolver um sudoku classificado como fácil. Nossa primeira ação deve ser investigar quais linhas, colunas ou quadrados possuem menos espaços para serem preenchidos. Feito isso, devemos analisar quais números estão faltando e tentar preenchê-los.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vamos começar a resolver esse sudoku preenchendo as células coloridas primeiro.
Vamos começar a resolver esse sudoku preenchendo as células coloridas primeiro.

Partindo da coluna central, nela faltam 3 números, são eles: 1, 4 e 5. O número 4 não pode ficar no quadrado inferior, pois lá já tem outro número 4. Portanto, o espaço azul-claro deve ser preenchido com 4. O espaço verde-claro não pode ser preenchido com 1, pois já tem o número 1 em sua linha. Sendo assim, no espaço verde, devemos colocar o 5 e, abaixo dele, no espaço amarelo, devemos colocar o 1. Na primeira linha, ainda restam os números 3, 5 e 8. O número 5 só pode ser colocado no espaço rosa, pois no terceiro quadrado já há um número 5. O número 8 só pode ser colocado no espaço roxo, pois na coluna do laranja já tem outro 8.

Já preenchemos alguns números, vamos agora preencher as novas casas coloridas

Já preenchemos alguns números, vamos agora preencher as novas casas coloridas.

Vamos tentar completar a segunda linha, nela ainda faltam os números 1, 4 e 9. No espaço rosa claro, podemos colocar o 4, pois nas duas primeiras colunas já há o número 4. No espaço bege, podemos colocar o número 9, pois no último quadrado já há outro 9. Sendo assim, para o espaço cinza, resta apenas o número 1. No espaço púrpura, só nos resta colocar o número 1 para completar esse quadrado.

Já temos 10 células preenchidas, vamos agora preencher as células restantes

Já temos 10 células preenchidas, vamos agora preencher as células restantes.

Já completamos 10 espaços que estavam vazios. Tente agora preencher os espaços que ainda estão vagos. Copie esse jogo em uma folha e preencha-o. Quando terminar, confira se não há números repetidos nas linhas, nas colunas ou nos quadrados. Boa sorte!

Você pode se interessar também

Matemática

Quadrados Mágicos

Matemática

Brincando com a matemática

Últimos artigos

Brócolis

O brócolis é uma hortaliça que apresenta várias substâncias que são benéficas aos seres humanos, sendo, portanto, um alimento saudável.

Tubarão

O tubarão é um animal do grupo dos peixes cartilaginosos conhecido, principalmente, por sua característica agressiva, entretanto, nem todas as espécies são assim.

Jiboia

A jiboia é uma serpente robusta, encontrada em diferentes tipos de vegetação, que faz parte da família das serpentes que matam suas presas por constrição.

Rio São Francisco

Conhecido carinhosamente como “Velho Chico”, o Rio São Francisco é o maior rio totalmente brasileiro e de extrema importância para a Região Nordeste do país.