Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Combinação

Clique aqui e aprenda mais sobre combinação de letras e números!

A Matemática está envolvida em muitas situações de nossa vida. Com ela, podemos contar objetos, identificar números, somar, diminuir, multiplicar, dividir e utilizar os algarismos que conhecemos em números de telefones, placas de endereços e de identificação de veículos motorizados, número de documentos e em muitas outras circunstâncias.

As placas são formadas por letras e números. Essa combinação existe para que os veículos não tenham placas iguais. As placas atuais são compostas de 3 letras e 4 números.




 

Nosso alfabeto é composto de 26 letras, e os algarismos que conhecemos possuem 10 símbolos.


Letras


 


Números

A combinação entre as 26 letras e os 10 algarismos determina milhares de placas diferentes. Veja como é feito o cálculo do possível número de placas:



Em cada uma das posições envolvendo as letras, temos 26 opções e em cada posição dos números, temos 10 opções. Para determinarmos o total de placas a serem formadas, basta multiplicarmos todas as opções.

26 x 26 x 26 x 10 x 10 x 10 x 10 = 175.760.000

“Cento e setenta e cinco milhões setecentos e sessenta mil placas”


Veja algumas desses milhares de placas:

AAA – 2222
ATC – 5687
BBC – 5478
JDT – 5487
PQR – 0012
HTD – 5487
NCF – 9240
PQX – 2014
SDT – 4478

CSD – 9416

Por Marcos Noé
Matemático
 



Aproveite para conferir nossas videoaulas sobre o assunto:

Utilizando letras e números Utilizando letras e números
Por Marcos Noé

Você pode se interessar também

Matemática

Propriedades da potenciação – Parte I

Últimos artigos

Comparação

A comparação é a figura de linguagem que estabelece uma analogia entre dois elementos por meio de conectivos e expressões que explicitam o paralelo feito.

Alexandre, o Grande

Alexandre, o Grande foi um dos grandes nomes da Antiguidade, sendo rei da Macedônia por 13 anos, período em que conseguiu expandir seu império até a Índia.

Verbos regulares

Verbos regulares não sofrem alterações no radical e seguem uma estrutura básica nas flexões. São classificados em três conjugações: terminados em –ar, –er e –ir.

O que é patrimônio cultural?

Patrimônio cultural é qualquer objeto da cultura material e imaterial que é importante para a cultura de nossa sociedade e que, por isso, é preservado.